O Laboratório de Biologia Molecular do Museu Paraense Emílio Goeldi (LBM-MPEG) foi inaugurado em 09 de dezembro de 2010 e dedicado a trabalhos e pesquisas moleculares com ênfase na diversidade genética dos organismos biológicos, provê apoio à elaboração de dissertações e teses de alunos de pós-graduação em Zoologia, Botânica, Biotecnologia e Ciências Ambientais.
Com o apoio da FINEP projeto “Parque Analítico do MPEG: análise das transformações da Amazônia e seus reflexos na socio biodiversidade e na paisagem”, o prédio (área de 273,80m²) passou em 2020 por uma reforma significativa a fim de atender às necessidades da atividade de pesquisa. Tais adaptações consistem em serviços de acabamento dos ambientes para atender aos requisitos de segurança para o acervo e dos usuários dos laboratórios. Essa readequação resultou em maior qualificação institucional para a realização de pesquisas e publicações científicas de grande impacto na área de biologia molecular, com análises que englobam progressivamente maiores proporções do genoma através de técnicas de sequenciamento de nova geração, que necessitam de novos equipamentos com tecnologias de ponta.
Infraestrutura Física
Atualmente conta com 300 m2, organizado em setores de acordo com protocolos de biologia molecular, incluindo bancadas amplas em todas as salas de extração, de amplificação, de ultrafreezeres, administração, sala de alunos e copa.
Equipamentos
Sequenciador (1); cabine de fluxo laminar (1); destilador de água (1); deionizador de água (1); ultrapurificador de água (1); máquina de gelo (1); estufa para esterilização (1); estufa incubadora (1); incubadora (1); autoclave (1); capela de exaustão (1); vortex (2); máquina de spin (1); agitadores magnéticos (2); gangorra (1); balanças de precisão (2); thermo-shakers (2); blocos digestores (2); banhos-maria (2); eletroporador (1); phmetros (2); bomba de vácuo (1); fontes para eletroforese (2); nanodrop (1); micro-ondas (1); termocicladores (7); centrífugas de tubo (3); centrífuga refrigerada de tubo (1); centrifuga refrigerada de placa (1); transluminador (1); transluminador de mesa (1); computadores (2); geladeiras (3); freezers (1); quantificador de DNA Qubit (1); splits; vidrarias e outros materiais de consumo.
Capacidades
Dar suporte às pesquisas que tratam da diversidade genética de organismos biológicos. Realizam-se todas as etapas de extração, quantificação, amplificação e sequenciamento de material genético de animais e plantas para pesquisa e desenvolvimento.
Solicitações de Análises
Para os interessados em acessar o LBM, solicitar o formulário diretamente ao responsável através do email: prudente@museu-goeldi.br
Existe uma agenda de marcação gerenciada pela Coordenação do LBM.
Museu Paraense Emílio Goeldi
Campus de Pesquisa
Av. Perimetral, 1901. Terra Firme.
66077-830 – Belém – PA
E-mail: prudente@museu-goeldi.br