Botânica
O Museu Goeldi realiza pesquisas sobre a flora amazônica, visando a obtenção de subsídios para seu conhecimento e aproveitamento, seja preconizando a conservação de ecossistemas, seja auxiliando a comunidade na solução de problemas afetos à área e de interesse para a economia da região.
O Museu atua nas áreas de taxonomia e biosistemática, etnobotânica e botânica econômica, anatomia de madeira e de órgãos vegetativos e em estudos de biodiversidade, estrutura e dinâmica da floresta amazônica.
O Departamento de Botânica mantém diversas coleções herborizadas, sendo o Herbário MG, criado por Jacques Huber em 1895, possuidor de mais de 150.000 exsicatas (plantas secas). Existem, ainda, as coleções de sementes, frutos, madeiras, pólen e cortes histológicos, com milhares de amostras.
Compete à Coordenação de Botânica programar, coordenar, estimular e desenvolver pesquisas em sistemática, morfologia e anatomia vegetal; palinologia; micologia; ecologia, manejo e conservação da flora; botânica econômica, etnobotânica e fitoquímica.
Coordenador: Mário Augusto G. Jardim (jardim@museu-goeldi.br)
Localização:
Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi - Coordenação de Botânica
Av. Perimetral, 1901, Belém, Pará, Brasil.
Caixa Postal: 399 – CEP: 66077-830
E-mail da secretaria: cobot@museu-goeldi.br