Tecnologias Sociais
I Encontro de Tecnologia Social da Amazônia - Programação completa (acesse)
Observatório de Tecnologia Social do Museu Goeldi (acesse)
Tecnologias Sociais no Museu Goeldi
Até este momento, o Museu Goeldi já identificou e registrou nove tecnologias sociais oriundas de suas práticas em parceria com comunidades. Elas foram desenvolvidas ao longo de anos, como resultado das atividades de pesquisa, educação, extensão e comunicação realizadas pela instituição. São soluções para desafios enfrentados nos trabalhos com comunidades de perfis variados.
Clube do Pesquisador Mirim
Atuante desde 1997, o Clube do Pesquisador Mirim aproxima crianças do 4° ao 9º ano do ensino fundamental e adolescentes do 1º e 2º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belém das pesquisas desenvolvidas no Museu. Os pesquisadores mirins têm a oportunidade de acompanhar as pesquisas e ter contato com as diferentes metodologias científicas.
Olimpíadas de Ciências de Caxiuanã
As Olimpíadas de Ciências da Floresta Nacional de Caxiuanã promove ações educativas em formato de gincana de ciência, contribuindo para a educação científica e ambiental, esportiva e cultural de estudantes, professores e comunitários de 17 vilas rurais que convivem cotidianamente com a Flona de Caxiuanã, localizada entre dois municípios na Ilha do Marajó – PA, e onde está sediada a Estação Científica Ferreira Penna do Museu Goeldi. As Olimpíadas acontecem anualmente desde 2001.
Feira de Ciências de Caxiuanã
Com edições anuais, a Feira de Ciências das Escolas da Flona de Caxiuanã estimulam escolares a desenvolver e compartilhar projetos de pesquisas, que são apresentados em eventos interativos entres escolas e vilas. Uma tecnologia social em atividade desde 2001 que mobiliza para a troca entre o conhecimento científico e o saber local das comunidades.
Dicionário Multimídia de Línguas Indígenas
Proposto pela equipe de Linguística Indígena da Coordenação de Ciências Humanas do Museu Goeldi, o projeto realiza um trabalho de resgate de línguas indígenas. A equipe desenvolve dicionários multimídia acessíveis por computador e um óculos de realidade aumentada, possibilitando o aprendizado na língua aos indígenas e aos não indígenas o conhecimento da riqueza linguística da Amazônia.
Replicando o Passado
Como resultado da proposta de compartilhar o conhecimento salvaguardado na Reserva Técnica da Arqueologia do Museu Goeldi, o projeto “Replicando o Passado” promove a troca e o compartilhamento de saberes entre arqueólogos e os ceramistas da Vila de Icoaraci, em Belém – PA. Os ceramistas tem a possibilidade de estudar e reproduzir peças originais de diferentes tradições encontradas no Pará e, no processo de produção, os arqueólogos observam e trocam informações sobre a arte do fazer, iluminando pontos sobre a produção milenar desses objetos. A TS oferece ao MPEG uma possibilidade de divulgar seu acervo e aos ceramistas a qualificação de sua produção e geração de renda.
Gastronomia Inteligente
O projeto de desenvolvimento comunitário é fruto da relação de décadas do Museu Goeldi com comunitárias do bairro da Terra Firme, em Belém – PA. Surgiu como ferramenta para problemas de segurança alimentar, chamando atenção para o potencial nutritivo de alimentos descartados no dia-a-dia. O objetivo do projeto é educar e conscientizar a população sobre o preparo e o consumo de alimentos saudáveis, promovendo oficinas, organizando cardápios, realizando palestras e rodas de conversas sobre alimentação sustentável e criativa.
Museu de Portas Abertas
Museu Goeldi de Portas Abertas é um projeto que mobiliza toda a comunidade da instituição (pesquisadores, bolsistas, servidores, voluntários e terceirizados) para uma ação em larga escala. Durante quatro dias são realizadas visitas, exposições, palestras, apresentações de trabalho e outras ações nas instalações do Museu Goeldi para atender escolas públicas, estudantes de todos os níveis de ensino e o público mais amplo. É um processo de socialização do conhecimento científico produzido no Museu Goeldi.
Floresta Social (Restaurando a Mata)
Tecnologia Social que apoia grupos comunitários de reservas extrativistas na Amazônia a restaurar áreas queimadas de floresta com plantio de espécies florestais de valor cultural, social e econômico.
Espaço Goeldi
Pensado como estímulo ao processo de produção artesanal e artístico baseados nas coleções científicas do Museu Goeldi - MPEG, o Espaço Goeldi promove o encontro de saberes entre cientistas, artesãos, designers e artistas no desenvolvimento de ações de curadoria e apoio à criação de artesanatos, moda, joias, bijuterias, postais e objetos de arte.