REDENAMOR
A Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (Redenamor) é um Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) que inclui os estados do Amapá, Pará e Tocantins. Sediada no Museu Paraense Emílio Goeldi, está ligada à Diretoria de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) do Governo Federal.
A Redenamor foi criada em 2010, pelo então Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o objetivo de promover e compartilhar boas práticas de gestão da inovação, apoiar a proteção do conhecimento gerado nas instituições de ciência e tecnologia (ICTs) da Amazônia Oriental e promover a transferência desse conhecimento ao setor produtivo no formato adequado.
No ato de sua criação, a Redenamor contava com sete ICTs. Com o projeto NAMOR2, que financiou a primeira etapa da existência da Rede, mais cinco instituições aderiram ao Arranjo, somando as 12 ICTs associadas atualmente. Em 2016, novas ICTs solicitaram ingresso no Arranjo e aguardam decisão do Comitê Gestor de Inovação (CGI) do MCTIC.
Composição
● Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) - sede da Redenamor
● Universidade Federal do Pará (UFPA)
● Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
● Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
● Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
● Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
● Universidade do Estado do Pará (UEPA)
● Embrapa Amazônia Oriental
● Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)
● Universidade Federal do Tocantins (UFT)
● Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS)
● Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Redenamor na internet
Issuu: issuu.com/redenamor
Facebook: @redenamor.amazonia
Youtube: goo.gl/FQO8xn
Publicações
Com o objetivo institucional de promover e compartilhar boas práticas de gestão da inovação e contribuir para o avanço do conhecimento a respeito da proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia, a Redenamor desenvolveu uma série de ações visando disseminar a cultura da Inovação para as ICTs e o público em geral.
● Guia de Inovação e Propriedade Intelectual
O guia tem o objetivo de contribuir para a disseminação do conhecimento através de uma linguagem acessível e didática. No decorrer da leitura, você aprenderá sobre os conceitos básicos da inovação, os tipos de proteção, além de referências a publicações e sites da internet para que aprofunde suas pesquisas sobre o tema.
● Relatório das atividades da Rede (2010-2016)
Relatório Executivo com as conclusões do trabalho desenvolvido pela REDE no período de 2010 a 2016, os primeiros seis anos de sua existência.
Boletim trimestral do Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (Redenamor), com informações sobre as ações da Rede e suas ICTs.