Serviços Educativos
O Museu Nacional dos Povos Indígenas tem como missão preservar e promover o patrimônio material e imaterial dos povos indígenas, por meio da pesquisa, da documentação, da divulgação e de diversas ações de fortalecimento de suas línguas, culturas e acervos.
Neste contexto, o Serviço de Atividades Culturais do Museu Nacional dos Povos Indígenas (Seac) tem como atribuição central a promoção do patrimônio material e imaterial dos povos indígenas, seja por meio da realização de eventos culturais e educativos voltados ao público em geral - tais como oficinas, palestras, seminários e exibição de filmes - seja pela produção de eventos internos do próprio Museu Nacional dos Povos Indígenas.
Os trabalhos executados pelo Seac favorecem o atendimento qualificado às demandas dos diferentes públicos-alvo atendidos pelo Museu. Esses setores também realizam a criação e o empréstimo de materiais pedagógicos que irão difundir os conhecimentos indígenas a diversos setores da sociedade envolvente, principalmente em ambientes de cunho educativo e cultural.
Assim, as atividades do Serviço como um todo visam à divulgação de imagens atualizadas acerca dos indígenas brasileiros e suas distintas realidades que, a partir do contato com a produção cultural indígena, buscam igualmente promover o reconhecimento das especificidades de cada povo, valorizando a diversidade cultural, linguística e artística, e fomentando a agência dos profissionais e coletivos indígenas.
Materiais para empréstimo
Maruá na aldeia do macaco pendurado
O material: Composto de duas malas, cada uma com 10 imagens fotográficas, em tecido, que devem ser expostas num varal em qualquer ordem, e contam uma história. Acompanha folheteria referente à etnia.
Indicação: Educação Infantil
Referente à exposição: Wajãpi
Brinquedoteca da Uaçá
O material: composto de um jogo da memória com 16 peças circulares em madeira, com diferentes objetos utilizados no cotidiano do grupo, e um tabuleiro com bolsos em tecido. Também contém um dominó com 14 peças em suporte de madeira contendo ilustração da personagem Uaçá.
Indicação: Educação Infantil
Referente à exposição: A Presença do Invisível
Bonecos sensoriais
O material: Kits sensoriais contendo três bonecos, representado pessoas de uma família indígena, acompanhados de adereços, folheteria referente à etnia em embalagem artesanal em lona.
Indicação: Educação Infantil
Etnias: Puri. Apurinã, Guarani e Pataxó Hã-Hã-Hãe
Jogo da onça
O material: Jogo estratégico de tabuleiro. Pode ser jogado por duas pessoas ou dois grupos, um representando a onça e outro o grupo de animais.
Indicação: Geral
Referente à exposição: Guarani
Guarani
O material: Conjunto de objetos da cultura Guarani. Acompanha folheteria referente à etnia.
Indicação: Geral
Referente à exposição: Guarani
Mala de jogos
O material: Mala Composta de oito jogos de diferentes povos, entre eles brasileiros. Pretende, de forma lúdica, aproximar realidades, mantendo a dimensão da diversidade cultural indígena.
Indicação: Educação Fundamental 2
Referente à exposição: Projeto Especial
Indumentária Iny - Karajá
O material: Conjunto de peças da indumentária e adereços da etnia Karajá usados em festas e rituais. Acompanha folheteria referente à etnia.
Indicação: Geral
Referente à exposição: Hetohokã
Karajá
O material: Conjunto de cerâmicas da etnia Karajá
Indicação: Geral
Kits fotográficos
O material: 20 painéis fotográficos e lâminas com apresentação e créditos.
Indicação: Geral
Medidas: Média (37x49 cm) e grande (86x66 cm)
Etnias: Ashaninka, Guarani, Karajá e Maxakali