Notícias
Museu indígena americano repatria cocar ao Brasil
Durante um evento com participação de mulheres indígenas, realizado em dezembro de 2023 na Universidade de Tufts, em Massachusetts, nos Estados Unidos, Larissa Tukano, Clarice Pankararu do Museu das Culturas Indígenas (SP), Tamikuã Pataxó e Fernanda Kaingáng, diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas, receberam das representantes do Museu Tomaquag um cocar de um povo indígena brasileiro que estava sendo guardado pela instituição.
A diretora executiva do Museu Tomaquag, Lorén Spears, indígena do povo Narragansett, contou que recebeu o cocar em 2014 e que a peça nunca chegou a integrar suas coleções. Ela explica que conservou o item com a intenção de restitui-lo ao Brasil. “Estamos devolvendo este cocar num ato de repatriação às comunidades a que ele pertence”, afirmou Lorén.
Fernanda Kaingáng destaca que a repatriação faz parte de um processo de reparações históricas maiores. “Muita cultura material foi retirada dos nossos territórios e muitas vezes sem o consentimento dos povos indígenas. Monetizaram nossas expressões culturais tradicionais. É assim que a Unesco chama o nosso canto, a nossa língua, a nossa arte”.
O cocar foi trazido para o Museu Nacional dos Povos Indígenas, onde está passando por um processo de conservação preventiva. A área técnica do Museu ainda não identificou a que povo a peça pertence.
Museu Tomaquag
O Museu Tomaquag é um dos mais antigos museus dedicados aos povos nativos americanos. Foi fundado, em 1958, pela antropóloga Eva Butler e uma indígena, pertencente aos povos nativos Narragansett e Wampanoag, chamada Princess Red Wing.
A instituição exibe a história e a cultura dos povos nativos que viveram e atualmente residem no sudeste da Nova Inglaterra, incluindo Narragansett, Niantic, Pokanoket, Wompanoag e Nipmuck. O acervo conta com artesanato tradicional, como cestos de talas de freixo, arquivos históricos que datam da década de 1880. Abriga, ainda, um wetu, cabana tradicional com cúpula, um jardim tradicional com milho, feijão e abóbora, uma floresta e um Círculo de Amizade, ao ar livre.