Notícias
Centro Audiovisual tem programação especial no Agosto Indígena
No mês em que se comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas, o Centro Audiovisual (CAud), uma moderna estrutura da Funai, gerida pelo Museu, vai promover uma programação especial.
No dia 20 de agosto, às 16 horas, o Cacique Raoni Mẽtyktire, liderança histórica do Povo Kayapó. Ele vai participar de uma Roda de Conversa sobre direitos indígenas. O debate será conduzido pela historiadora Silvia Clímaco Mattos, do Centro Audiovisual.
A mesa de abertura será composta pela diretora do Museu, Fernanda Kaingang, e representantes da Funai, do Ministério dos Povos Indígenas e do Ministério da Cultura. Após o encontro, às 17h, será exibido o filme Tuíre: o gesto do facão, em homenagem a Tuíre Kayapó, liderança que morreu no dia 10 de agosto. A programação é gratuita e aberta ao público.
A liderança também visitará a exposição Xingu:contatos, acompanhado de outros representantes Kayapó: Patxon, Karanhin e Patoit Mẽtyktire, e participará da qualificação de fotografias do acervo do Museu. Essas atividades são restritas aos servidores e indígenas.
No dia 21 de agosto, às 17:30, o Centro exibirá uma sessão especial do filme “O Contato”, de Vicente Ferraz, que estreou dia 15 de agosto em várias salas de cinema no Brasil. A exibição é gratuita.
Os realizadores do filme contaram com apoio da Funai, que intermediou o acesso às terras indígenas, e com imagens do acervo do Museu.
Rodado no Amazonas, e falado em quatro línguas indígenas, o longa acompanha o cotidiano de três famílias dos povos indígenas Yanomami, Arapaso e Hupda que vivem em São Gabriel da Cachoeira, região que concentra 23 povos e que falam 18 idiomas.
Contadas sob o ponto de vista dos indígenas, as três narrativas paralelas abordam temáticas atemporais sobre o impacto do contato com o homem branco, como a perda da língua, da tradição e identidade, além do extermínio de florestas e povos nativos. Também são relatadas histórias sobre a relação entre os diversos grupos étnicos, suas crenças e a sagrada conexão com a terra.
Produzido pela Bang Filmes, de Juliana de Carvalho, com distribuição da Pipa Pictures, o filme teve sua première mundial durante a Mostra Competitiva do Festival É Tudo Verdade 2023 e foi exibido, também ano passado, no Festival Internacional do Novo Cine Latino-Americano, em Havana, Cuba.