Notícias
Oportunidades de movimentação para servidores
Museu do Índio oferece vagas para servidores com formação em museologia, arquivologia e biblioteconomia
Estão abertas até o dia 19 de maio de 2023 as inscrições para a movimentação de servidores, a fim de compor a força de trabalho do Museu do Índio (MI), órgão científico-cultural da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ). As 3 (três) vagas ofertadas destinam-se a servidores efetivos vinculados ao Poder Executivo Federal ou empregados públicos com formação em museologia, arquivologia ou biblioteconomia.
No mesmo edital, também são ofertadas vagas a servidores com formação em biblioteconomia e em arquivologia para atuação na Coordenação Geral de Gestão Estratégica (CGGE) da Funai, localizada na sede do órgão, em Brasília (DF).
As inscrições deverão ser realizadas pelo aplicativo SouGOV, com o envio do currículo modelo Banco de Talentos, contendo as informações que comprovem o atendimento aos requisitos do edital. Após a análise curricular, será enviado aos candidatos pré-selecionados, por e-mail, a convocação para a entrevista individual, a ser realizada em data e horário a serem estipulados.
Confira o cronograma abaixo:
Inscrições: | 24/04/2023 a 19/05/2023 |
Análise Curricular: | 22/05/2023 a 26/05/2023 |
Entrevista: | 29/05/2023 a 02/06/2023 |
Resultado Final: | 07/06/2023 |
O Museu do Índio
Responsável pela política de preservação e divulgação do patrimônio cultural dos povos indígenas no Brasil, o MI tem sob sua guarda um significativo conjunto de bens culturais de natureza arquivística, museológica e bibliográfica sobre esses povos.
O acervo etnográfico da instituição reúne mais de 20 mil objetos contemporâneos que são expressões da cultura material de 150 povos indígenas brasileiros. Suas origens remontam à década de 1940 e se estendem à atualidade, tendo em vista a crescente participação indígena nos processos para salvaguarda do patrimônio cultural e a constante incorporação de novas coleções obtidas diretamente junto a comunidades de todo o país.
Já o acervo arquivístico abrange conjuntos documentais de pesquisadores e fundos arquivísticos relativos à ação indigenista do Estado brasileiro desde o início do século XX, como o Fundo do Serviço de Proteção aos Índios (1910-1967), um dos dez acervos documentais brasileiros nominados no Registro Nacional do Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Por fim, o acervo bibliográfico é composto de coleções especializadas nas áreas de etnologia indígena, antropologia e política indigenista, incluindo obras raras e outras editadas pelo próprio Museu.
No campo da investigação científica, o MI é uma referência nacional em pesquisas antropológicas e linguísticas sobre os povos indígenas brasileiros, atuando em conjunto com pesquisadores, universidades e outras instituições científico-culturais com vistas à preservação e divulgação de informações qualificadas acerca de seu patrimônio cultural.
Mais do que abrigar acervos de grande relevância histórica e etnográfica, o Museu conserva, pesquisa, documenta e promove o patrimônio cultural dos povos indígenas, o que lhe exige uma atuação integrada do ponto de vista das etapas da preservação e de divulgação, especialmente junto ao público escolar.
A CGGE
A Coordenação-Geral de Gestão Estratégica é responsável por planejar, coordenar e monitorar a execução de atividades relacionadas aos sistemas federais de Planejamento e Organização, Inovação Institucional; além de planejar, coordenar e acompanhar as atividades de elaboração, de acompanhamento e de avaliação dos planos plurianuais no âmbito da Funai.
A coordenação também tem a função de planejar, coordenar e acompanhar a execução de atividades relativas à modernização administrativa, gestão documental e divulgação institucional, os procedimentos de elaboração de emendas parlamentares, em interlocução intersetorial, o processo de Planejamento Estratégico, a implementação do Plano Anual de Ação da Funai, e também coordenar o processo de Avaliação de Desempenho Institucional do órgão.
Eventuais dúvidas quanto ao processo seletivo poderão ser dirimidas junto à Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal pelo e mail codep@funai.gov.br ou do telefone (61) 3247-6729.
MI com informações da Assessoria de Comunicação/Funai