Acervo Bibliográfico
Instalada no andar térreo de um casarão construído em 1880 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN em fevereiro de 1967, a Biblioteca Marechal Rondon ocupa uma área de aproximadamente 150 metros quadrados, distribuídos entre sala de leitura, sala multimídia, sala de processamento e acervo. Além da biblioteca Marechal Rondon, o Museu do Índio também mantém um acervo bibliográfico no Centro Cultural Ikuiapá, em Cuiabá. Esse acervo está aberto ao público para consultas e pesquisas.
Voltada ao estudo dos povos indígenas do Brasil, a Biblioteca Marechal Rondon teve origem com a criação do Museu do Índio, em 1953. Seu acervo originou-se das coleções dos extintos Serviço de Proteção aos Índio (SPI) e Conselho Nacional de Proteção aos Índios (CNPI), além de exemplares da biblioteca particular do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.
Atualmente composto por mais de 20 mil referências bibliográficas nas áreas da Antropologia, Etnologia Indígena, História, Patrimônio, Linguística e Meio Ambiente, o acervo é destinado a indígenas, pesquisadores, estudantes, servidores da Funai e demais interessados. Destacamos desse patrimônio um conjunto relevante de obras raras e coleções completas de periódicos, que emprestam à biblioteca Marechal Rondon um caráter especial no âmbito das instituições de pesquisa sediadas no Rio de Janeiro e no Brasil.
A base de dados do acervo bibliográfico está disponível para pesquisa on line.
Buscando ampliar o acesso do público a publicações por meio do uso de ferramentas digitais, o Museu do índio também conta com a Biblioteca Virtual, um instrumento adicional de apoio à pesquisa em seus acervos e à divulgação científica de estudos sobre os povos indígenas e a história do indigenismo, entre outros assuntos.
A Portaria Funai nº 404, de 06 de outubro de 2021, estabelece as regras de organização e funcionamento dos serviços bibliográficos da Biblioteca Marechal Rondon, do Museu do Índio.
Para mais informações, entre em contato com a Biblioteca Marechal Rondon pelo e-mail biblioteca@museudoindio.gov.br ou pelo telefone (21) 2536-4046. Presencialmente, os serviços bibliográficos são prestados na Rua das Palmeiras nº 55, bairro de Botafogo, Rio de Janeiro - RJ.