Reabertura do Museu
Posso visitar o Museu Nacional dos Povos Indígenas?
Museu Nacional dos Povos Indígenas reabriu seus jardins ao público externo no dia 30 de janeiro de 2024, de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Porém, continuamos a executar algumas obras e outras ainda terão de ser realizadas, especialmente no casarão, principal espaço de exposição. No momento, não há previsão para conclusão dessas intervenções.
O museu esteve fechado por qual motivo?
O Museu Nacional dos Povos Indígenas esteve fechado para visitação do público em geral devido à necessidade de adequar seu espaço físico às normas de segurança exigidas de instituições museológicas. Essas intervenções diziam respeito especialmente à segurança dos visitantes, funcionários, público e dos acervos formados por mais de 20 mil itens etnográficos, entre cerâmicas, adornos, cestarias, armas, indumentárias, de cerca de 180 povos indígenas de todo o país, além de filmes, publicações e documentos históricos relativos a esses povos.
Executamos os projetos de prevenção contra incêndios, a reforma da rede elétrica, a manutenção da subestação de energia elétrica e foi contratado um grupo de brigadistas para reforçar a segurança da instituição. Com essa garantia de segurança ao patrimônio e, especialmente, às pessoas, voltamos receber o público externo no final de janeiro de 2024.
Porque a reabertura total do Museu está demorando?
A reabertura do Museu é um processo que envolve muitas etapas. O casarão central, principal espaço expositivo, é um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e para realização de qualquer reforma ou restauração é necessário que sejam cumpridas diferentes etapas. Somente depois da aprovação final do Iphan poderemos iniciar as obras. Há também uma preocupação com a acessibilidade do Museu e estão sendo previstas a instalação de elevadores, sinalização e outras medidas para ampliar o acesso a todos os públicos. Porém, para execução das intervenções necessárias, o Museu precisa obter recursos.