Acervos
Que tipos de acervos o Museu Nacional dos Povos Indígenas dispõe?
O Museu conta com mais de 100 mil itens em seus acervos, constituídos por peças etnográficas, publicações nacionais e estrangeiras, e documentos arquivísticos, relativos à maioria das sociedades indígenas brasileiras.
Hoje, o acervo etnográfico conta com mais de 20 mil objetos representativos de aproximadamente 180 povos, obtidos diretamente dos indígenas, por meio de doações e compras realizadas a partir de 1947, abrangendo as seguintes categorias: adornos de materiais ecléticos, indumentária e toucador; adornos plumários; armas; cerâmica; cordões e tecidos; etnobotânica; instrumentos musicais e de sinalização; objetos rituais, mágicos e lúdicos; trançados; utensílios e implementos de materiais ecléticos.
O acervo arquivístico é integrado por conjuntos documentais variados como o do Fundo SPI – Serviço de Proteção aos Índios, que traz registros de mais de 50 anos (1910-1967) de atuação do Estado brasileiro junto aos grupos indígenas. É um dos dez acervos documentais brasileiros nominados no Registro Nacional do Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Há também documentação audiovisual, como fotos, vídeos e áudios, produzido, em sua maioria, pelos próprios povos indígenas.
Já o acervo bibliográfico é composto de coleções especializadas nas áreas de etnologia indígena, antropologia e política indigenista, incluindo muitas obras raras e outras editadas pelo próprio Museu.
É possível consultar os acervos do Museu Nacional dos Povos Indígenas virtualmente?
Sim. Possuímos repositórios digitais online acessíveis ao público, com dados referentes à história, cultura e línguas dos povos indígenas brasileiros. São eles:
- Biblioteca Virtual (http://www.docvirt.com/docreader.net/docmulti.aspx?bib=museudoindio);
- Tainacan, repositório digital do acervo etnográfico (http://tainacan.museudoindio.gov.br/);
- Portal Japiim de dicionários multimídias (http://japiim.museudoindio.gov.br/);
- PHL, base de dados para pesquisa de referências documentais dos acervos bibliográficos e arquivísticos (http://base2.museudoindio.gov.br).