Notícias
AGOSTO LILÁS
Clubes do Ceará e Corinthians entram em campo com ações do Feminicídio Zero
A mobilização pelo Feminicídio Zero, articulada pelo Ministério das Mulheres com diversos setores da sociedade, chegou neste domingo (25) à Arena Castelão, no jogo entre Fortaleza e Corinthians pela série A do Campeonato Brasileiro. A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Denise Dau, estiveram presentes no estádio ao lado da vice-governadora do Ceará e secretária das Mulheres, Jade Romero, e da senadora Augusta Brito.
Entre as ações no Castelão houve o uso do selo ‘Feminicídio Zero’ e a divulgação do Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher - no uniforme dos jogadores, faixa no gramado, mosaico na arquibancada e vídeo no telão de LED. A iniciativa se aliou à campanha #EuLigo, do governo do Ceará, no âmbito do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo enfrentamento à violência contra a mulher. As iniciativas fazem parte de uma parceria entre Ministério das Mulheres, governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, os clubes, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Cearense de Futebol (CFC).
“Um dos grandes desafios do governo do presidente Lula, desde que assumiu no início de 2023, é enfrentar a violência contra as mulheres. Estamos no aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha e mesmo assim não conseguimos diminuir o número de assassinatos contra mulheres. Em 2023, a cada 6 horas uma mulher sofreu feminicídio. A cada 6 minutos, uma menina ou mulher sofreu violência sexual. É por isso que estamos aqui, num ambiente de futebol. Porque nós precisamos que os homens estejam com a gente”, afirmou a ministra Cida Gonçalves em coletiva de imprensa concedida no campo, antes da partida.
“O Estado tem a grande responsabilidade de implementar políticas públicas de prevenção e acolhimento às mulheres vítimas de violência, mas se não houver a mobilização de toda a sociedade para enfrentar esse problema, se não houver uma mudança de comportamento para que as pessoas próximas se indignem e ajam para enfrentar comportamentos agressivos, não daremos conta”, acrescentou Cida Gonçalves. A ministra anunciou ainda que correrá por outros estádios para levar a mobilização Feminicídio Zero, que nasceu no Agosto Lilás, mas será permanente.
Até o momento, as ações do Feminicídio Zero já ocorreram nas seguintes partidas das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana: Vasco e Fluminense e Flamengo e Palmeiras no fim de semana de 10 e 11 de agosto; Remo e Londrina e Botafogo e Flamengo no fim de semana de 17 e 18 de agosto; Corinthians e Bragantino em 20 de agosto; Corinthians x Kindermann (feminino) em 21 de agosto. E estão previstas nesta segunda-feira (26) nos jogos entre Ceará e Novorizontino e Paysandu e Mirassol.
Ligue 180: parceria com o Estado do Ceará
Durante a agenda no Castelão, o Ministério das Mulheres e o governo do Ceará, por meio das secretarias das Mulheres e da Segurança Pública e Defesa Social, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica que prevê o estabelecimento e execução do fluxo de envio, recebimento e monitoramento de denúncias feitas a partir do Estado do Ceará à Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180. O Ministério Público do estado do Ceará também é signatário do ACT.
A formalização da parceria é uma proposta de integração, funcionamento harmônico e em compasso entre a Administração Pública Federal e estadual, a fim de ampliar a rede de proteção das mulheres vítimas de violência. A assinatura representa ainda mais uma etapa do processo de unificação da política pública nacional que integra o Programa Mulher Viver sem Violência e o Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, do Ministério das Mulheres.