Notícias
Enfrentamento à violência
Diálogo com Judiciário visa fortalecer atendimento e políticas públicas para mulheres
O compartilhamento das experiências do Judiciário na garantia dos direitos fundamentais das mulheres deu o tom do primeiro encontro com o setor Judiciário pelo Ministério das Mulheres nesta sexta-feira (13/01) na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A Secretária Executiva, Maria Helena Guarezi, apresentou as prioridades da Pasta à juíza auxiliar da Presidência do CNJ Amini Haddad Campos, especialmente no enfrentamento à violência, e enfatizou a importância das ações em conjunto com o Judiciário para o 8 de Março, Dia Internacional das Mulheres.
Foram mapeadas as estruturas e os programas existentes nas diferentes instâncias com relação à política pró-equidade a fim de que seja formalizado um pacto interinstitucional.
Durante a reunião foram abordados ainda os impactos da violência às mulheres na vivência das crianças, a exemplo das realidades dos órfãos do feminicídio; ações que levem autonomia às mulheres e a importância da transversalidade de políticas públicas voltadas aos direitos das mulheres no âmbito da segurança, da saúde, da educação, da previdência e da assistência social.
Participaram ainda da reunião Ana Teresa Iamarino, Chefe de Gabinete da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e Gisele Federicce, Coordenadora de Comunicação do Ministério das Mulheres.