Biblioteca Embaixador João Guimarães Rosa
No Instituto Rio Branco os alunos encontram acesso a importante acervo bibliográfico nacional e internacional, além de facilidades tecnológicas.
Existem duas bibliotecas imediatamente à disposição do Curso de Formação: a Biblioteca Embaixador João Guimarães Rosa, localizada na atual sede do IRBr, e a Biblioteca Embaixador Azeredo da Silveira, localizada a poucos metros de distância, no Anexo II do Ministério das Relações Exteriores. A Biblioteca Guimarães Rosa foi inaugurada em 1998, e conta com acervo de mais de 12 mil títulos, entre livros e periódicos, com ênfase nas áreas de Economia, Direito, História Diplomática e História do Brasil, Cultura Brasileira e Relações Internacionais. A Biblioteca Azeredo da Silveira, por sua vez, foi instalada em 1971, quando da transferência do Ministério das Relações Exteriores para Brasília, e conta com um acervo substancial de mais de 65 mil títulos, formado por parte do acervo original da Biblioteca do Itamaraty, criada durante a gestão de Antônio Peregrino Maciel Monteiro, segundo Barão de Itamaracá, à frente do então chamado Ministério dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil (1837-1839). Ambas as bibliotecas subscrevem as principais revistas acadêmicas nacionais e internacionais das áreas acima mencionadas, além de jornais, revistas de informação e de resenhas. Além destas duas, o Itamaraty franqueia o acesso dos alunos do IRBr ao acervo de sua Biblioteca, Arquivo Histórico e Mapoteca, localizados na antiga sede do Ministério, no Rio de Janeiro. Por meio de convênios celebrados com o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, o Supremo Tribunal Federal e a Universidade de Brasília, os alunos do IRBr têm total acesso a suas bibliotecas, inclusive para empréstimo.
O IRBr conta também com laboratório de idiomas e de informática com acesso à internet.
É possível realizar pesquisa on line no acervo da Biblioteca Embaixador Guimarães Rosa e também da Biblioteca Embaixador Azeredo da Silveira por meio do sistema Pergamum.
Confira as publicações adquiridas pela biblioteca em 2023: clique aqui.