Notícias
Aula magna com o Assessor Especial da Presidência da República, Embaixador Celso Amorim
O Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República, Embaixador Celso Amorim, ministrou aula magna aos alunos do Instituto Rio Branco, no último dia 7 de junho. A palestra marcou o início do segundo período do Curso de Formação de Diplomatas (CFD) 2024-2025.
Recebido pela Diretora-Geral do Instituto Rio Branco, Embaixadora Mitzi Gurgel Valente da Costa, o Embaixador conversou com os jovens diplomatas a respeito de sua formação e trajetória no Itamaraty desde 1963, quando ingressou na carreira diplomática. Compartilhou, em especial, sua experiência como Ministro das Relações Exteriores durante os dois primeiros mandatos do Presidente Lula, e comentou iniciativas de política externa relevantes que contaram com resoluto engajamento e liderança do Brasil à época, como a promoção da integração sul-americana - com a criação da Unasul e outras ações -, o fortalecimento do Mercosul, o combate à fome e à pobreza, a ampliação das relações com a África, ou a assinatura da Declaração de Teerã. Recordou como tais iniciativas ampliaram a projeção internacional do Brasil, cuja política externa naquele período ficou conhecida como “ativa e altiva”.
O Embaixador discorreu ainda sobre desafios contemporâneos enfrentados pelo país em contexto global marcado pela eclosão de múltiplos conflitos e crises. Nesse cenário, assinalou a premência de uma reforma do sistema de governança global e a importância do compromisso do 🇧🇷 com a promoção da paz, da democracia, do desenvolvimento e da solidariedade entre os povos.
Acompanharam a palestra também o Assessor de Planejamento Diplomático do Itamaraty, Embaixador Sérgio Rodrigues; o Assessor-Chefe Adjunto da Assessoria Especial da Presidência, Embaixador Audo Faleiro; o Assessor Especial Embaixador Ibrahim Abdul-Hak Neto; o Coordenador-Geral de Ensino do IRBr, Ministro Paulo Cypriano; a Alta Representante para Temas de Gênero, Ministra Vanessa Dolce de Faria; entre outras autoridades.