História da Participação de Estrangeiros no Curso de Formação de Diplomatas do IRBr
Sob a égide dos programas de cooperação internacional e de Memorandos de Entendimento de cooperação acadêmica, o Instituto recebe todos os anos, desde 1976, diplomatas estrangeiros, que participam do Curso de Formação juntamente com os novos diplomatas brasileiros.
O programa de cooperação para a formação de diplomatas estrangeiros é executado com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Divisão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (DCPLP), que oferecem bolsas e passagens aéreas para participantes de alguns países.
A presença dos diplomatas estrangeiros contribui para o enriquecimento da formação dos diplomatas brasileiros, os quais têm a oportunidade de iniciar suas carreiras com a experiência de convivência e compartilhamento de visões e ideias com colegas de diferentes países. Os alunos estrangeiros têm a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a realidade brasileira e tornam-se mensageiros em seus países de origem e em suas vidas profissionais do que vivenciaram nesta academia diplomática e no Brasil.
Até o presente, 290 diplomatas estrangeiros, oriundos de 55 países e de um organismo internacional, participaram do Curso de Formação de diplomatas do Instituto Rio Branco.