Notícias
RELAÇÕES FEDERATIVAS
ERESP e ALESP promovem Seminário de Internacionalização para Cidades Paulistas
Diplomacia das Cidades
O Escritório de Representação em São Paulo (ERESP), em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), realizou o Seminário de Internacionalização para Cidades Médias Industriais Paulistas nos dias 7 e 8 de dezembro de 2023. O evento buscou capacitar municípios paulistas de médio porte que carecem de assessorias internacionais, proporcionando conhecimentos e recursos essenciais para estabelecer seus próprios órgãos de relações internacionais.
O objetivo principal foi capacitar essas localidades a desempenhar um papel ativo no cenário internacional, oferecendo orientações na busca por cooperação técnica e financiamento internacionais. Com a participação de prefeitos, presidentes da câmara de vereadores e assessores municipais, o evento selecionou municípios com maiores PIBs na região paulista, mas que ainda não possuem estruturas dedicadas a relações internacionais - assessorias, coordenadorias ou secretarias.
O Seminário ofereceu sessões teóricas, apresentações de casos de sucesso e oficinas práticas com possíveis parceiros internacionais, incluindo bancos internacionais de desenvolvimento, agências da ONU, organizações internacionais não-governamentais e consulados. Destaque para o workshop de planejamento, onde representantes municipais trabalharam na elaboração de um plano de ação personalizado para a criação de seus órgãos de assessoramento internacional e agendas relacionadas ao interesse local.
Além disso, o evento buscou não apenas capacitar, mas também contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Através da capacitação ativa dos municípios em questões internacionais, buscou-se impactar áreas como crescimento econômico, desenvolvimento sustentável e parcerias para implementação dos ODS.
A parceria com o Observatório de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil (OPEB) da Universidade Federal do ABC (UFABC) enriqueceu as discussões e ofereceu valiosas orientações aos participantes, consolidando o evento como um marco na capacitação municipal para atuação internacional.