Cerimonial
O Cerimonial do Ministério das Relações Exteriores, por meio do ERESP, trabalha para garantir a boa acolhida das autoridades estrangeiras e de suas comitivas imediatas em visitas e/ou trânsitos pelo estado de São Paulo, buscando evitar contratempos e alcançar os objetivos almejados.
Ao Cerimonial do ERESP cabe, por instrução do MRE, comunicar as autoridades aeroportuárias sobre o trânsito de autoridades estrangeiras, assim como solicitar credenciamento para permitir o acesso de funcionários dos Consulados às áreas restritas dos aeroportos de São Paulo. Da mesma forma, o Cerimonial do ERESP é responsável por assistir a visita de Chefes de Estado e de Governo, Ministros das Relações Exteriores estrangeiros e Diretores de Organismos Internacionais.
Cabe à Representação Consular com sede em São Paulo colaborar com este Escritório e com as demais autoridades locais envolvidas na visita ou trânsito da autoridade estrangeira.
Credenciamento para acesso às áreas restritas de aeroportos
O credenciamento é destinado às representações de autoridades estrangeiras, seja de agências internacionais, repartições diplomáticas e consular a serviço no Brasil, que passam pelos principais aeroportos de São Paulo, a saber: Aeroporto de Guarulhos (GRU), Base Aérea de São Paulo (BASP), Aeroporto de Congonhas (CGH) e Aeroporto de Viracopos (VCP).
Ressalta-se que, a fim de atender as solicitações em tempo hábil e permitir que a recepção ocorra sem embaraços, o MRE, em coordenação com a Polícia Federal, Receita Federal e demais órgãos aeroportuários, solicita que os pedidos de credenciamento às áreas restritas do aeroporto limitem-se a 2 (duas) pessoas por atendimento.