ALERTA - TRÁFICO DE PESSOAS
22/09/2022
Myanmar. Aliciamento de brasileiros. Contratos de trabalho
A Embaixada do Brasil em Yangon vem sendo notificada, desde setembro de 2022, de casos de aliciamento de brasileiros para trabalho em condições análogas à escravidão em Myanmar. Trata-se de esquema no qual empresas, supostamente do setor financeiro, oferecem vagas de emprego em operações alegadamente situadas na Tailândia. Tais ofertas são direcionadas a brasileiros e contemplam salários competitivos, comissões por ativos vendidos e passagens aéreas.
Na prática, os nacionais brasileiros, que são induzidos à assinatura de cláusula de confidencialidade, são transportados, por via rodoviária, para Myanmar, onde têm seus passaportes retidos e são submetidos a longas jornadas de trabalho, privação parcial da liberdade de movimento e possíveis abusos físicos. Em tais circunstâncias, a Embaixada do Brasil em Yangon fortemente desaconselha a adesão a contratos de trabalho que se assemelham àqueles descritos acima.
A Embaixada do Brasil em Yangon, tão logo informada a respeito da situação acima descrita, vem mantendo interlocução permanente sobre o assunto com as autoridades de Myanmar.
---------------------------------------
30/05/2024
CARTILHA SOBRE TRÁFICO DE PESSOAS
O governo brasileiro lançou a cartilha "Tráfico de pessoa e orientações para o trabalho no exterior". Para acessar o documento, clique AQUI.