UNOOSA
Estabelecido em 1958, o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA) é o Secretariado do Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (COPUOS) e de seus dois subcomitês: Técnico e Científico e Jurídico. O Comitê é o guardião dos cinco principais tratados multilaterais sobre o espaço exterior: Tratado do Espaço Exterior; Acordo sobre Resgate de Astronautas e Objetos Lançados; Convenção sobre Responsabilidade Internacional por Danos Causados por Objetos Espaciais; Convenção sobre Registro de Objetos Lançados no Espaço Exterior: e o Tratado da Lua.
O Comitê também supervisiona a implementação das recomendações emanadas das Conferências das Nações Unidas sobre a Exploração e Uso Pacífico do Exterior (UNISPACE).
O Brasil é membro fundador do Comitê, compromentendo-se com a observância dos princípios basilares que regem as atividades espaciais – uso exclusivamente pacífico do espaço exterior, sustentabilidade das atividades espaciais e acesso equitativo dos benefícios do espaço a todos os países. Atualmente, o Brasil defende a revitalização do subcomitê jurídico do COPUOS como a instância legisladora e codificadora legítima do Direito Internacional do Espaço.