UNODC
Inaugurado em 1997, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) tem como mandato centralizar os esforços de combate às drogas ilícitas, ao crime organizado transnacional, ao terrorismo e à corrupção. É o guardião da maioria das convenções na matéria: Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e seus três Protocolos (contra o tráfico de pessoas, o contrabando de migrantes e o tráfico de armas de fogo); Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção; e as três Convenções internacionais de controle de drogas.
O UNODC atua, principalmente, nas seguintes áreas: Crime Organizado e Tráfico; Prevenção do Crime e Reforma da Justiça Criminal; Prevenção do Abuso de Drogas e Saúde; e Prevenção ao Terrorismo.
Ademais das três Convenções Internacionais relacionadas ao controle de drogas, o Brasil é Estado-Parte da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional (UNTOC), e seus Protocolos, e da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC).