UNIDO
Estabelecida em 1966 como órgão subsidiário da Assembleia-Geral das Nações Unidas e convertida em 1985 em agência especializada, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) tem como mandato dirigir e coordenar as atividades das Nações Unidas em matéria de desenvolvimento industrial e assistir seus Estados-Membros na promoção e aceleração de sua industrialização. Atualmente, dedica-se prioritariamente a três áreas de atuação: erradicação da pobreza, energia e meio ambiente e capacitação para o comércio.
A UNIDO se destaca também como uma das principais agências implementadoras de acordos multilaterais como o Protocolo de Montreal sobre as Substâncias que Destroem a Camada deOzônio, e a Convenção de Estocolmo para a eliminação de poluentes orgânicos persistentes.
Desde o estabelecimento da Organização, o Brasil mantém participação ativa na UNIDO, apoiando seu papel como foro multilateral para a discussão dos temas afetos ao desenvolvimento industrial de interesse dos países em desenvolvimento.