Agendamento
COMO AGENDAR SERVIÇOS CONSULARES
Para melhor atender o público e evitar filas, o setor consular dá preferência ao atendimento por agendamento.
A solicitação de horário deve ser feita de acordo com o tema, para os seguintes emails:
- passaporte.viena@itamaraty.gov.br: emissão de passaportes, autorização de viagem para menor e alistamento/dispensa militar.
- notarial.viena@itamaraty.gov.br: registro civil (nascimento, casamento e óbito), atos notariais (procurações, declarações, atestados de vida).
- autentica.viena@itamaraty.gov.br: autenticação de cópia, reconhecimento de firma, CPF, declarações de perda de nacionalidade, atestado de residência, validação de certidão de antecedentes criminais e documentos extraviados.
- visa.viena@itamaraty.gov.br: vistos para o Brasil (para informações sobre vistos para a Áustria, sugere-se consultar as autoridades austríacas).
- eleitoral.viena@itamaraty.gov.br: esclarecimentos gerais sobre a situação eleitoral do eleitor (para fazer o alistamento eleitoral e ficar quite com a Justiça Eleitoral, sugere-se consulta ao site do Tribunal Superior Eleitoral https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/eleitor-no-exterior).
- assistencia.viena@itamaraty.gov.br: assistência a brasileiros em casos graves.
- consular.viena@itamaraty.gov.br: dúvidas gerais, sugestões e reclamações.
Casos de atendimento sem agendamento poderão ser atendidos, em caráter excepcional, em função da comprovada gravidade e urgência do tema.
Dúvidas pontuais, sobre temas de competência da área consular, também podem ser esclarecidas pelo telefone +43 1 512 0632, das 15h às 17h, em todos os dias úteis.
Exclusivamente para situações de emergência, como desastres naturais; acidentes graves; hospitalizações; mortes; casos de violência; prisões e detenções, o setor consular está disponível pelo celular de plantão: +43 699 1 512 0600.
Em situações em que não possível contactar o setor consular, é possível entrar em contato com o plantão em Brasília: +55 61 98260 0610.
Salienta-se que os telefones de plantão devem ser utilizados apenas para situações de emergência, conforme indicado acima. Em respeito às pessoas que agendaram atendimento ou que aguardam atendimento emergencial no Consulado, questões não emergenciais, incluindo perda de passaporte, não serão atendidas pelo telefone de plantão.