O Embaixador
Embaixador Haroldo de Macedo Ribeiro
Nascido em Belo Horizonte, em 14 de julho de 1962, o embaixador Haroldo de Macedo Ribeiro é formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ingressou no Instituto Rio Branco em 1991 e, em 1992, realizou estágio profissionalizante na Embaixada do Brasil em Quito. Concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Diplomatas em abril de 2000, tendo obtido o primeiro lugar na classificação geral do CAD. Em junho de 2008, foi aprovado com a menção “com louvor” no Curso de Altos Estudos (CAE) do Instituto Rio Branco, com a defesa da tese “Comércio, Meio Ambiente e Solução de Controvérsias: a Evolução da Jurisprudência do Sistema Multilateral de Comércio sobre os Artigos XX(b) e XX(g) do GATT e sua Potencial Incidência sobre Interesses Brasileiros”.
No Brasil, iniciou sua carreira na Divisão do Mercado Comum do Sul, em setembro de 1992, havendo sido lotado posteriormente no Departamento de Integração Latino-Americana, quando participou do conjunto das negociações atinentes à implementação do Mercosul. Na sequência de sua experiência no processo de formação do Mercosul, serviu na Missão do Brasil junto às Comunidades Europeias, em Bruxelas, entre 1997 e 2000, e na Delegação Permanente do Brasil junto à ALADI e ao Mercosul, em Montevidéu, entre 2000 e 2003.
Em 2004, assumiu as funções de subchefe da Coordenação-Geral de Contenciosos do Itamaraty, unidade responsável pelas defesas do Brasil nas disputas comerciais submetidas ao sistema de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC). Nesse período, atuou em importantes contenciosos vencidos pelo Brasil, entre os quais o contencioso do algodão, contra os Estados Unidos, e o contencioso sobre pneus reformados, iniciado pela União Europeia. Após sua experiência com contenciosos na OMC, foi Coordenador do Departamento Econômico e, posteriormente, assessor do Subsecretário de Assuntos Econômicos do Itamaraty. Entre 2008 e 2010, serviu na Missão do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio, em Genebra.
Entre 2011 e 2013, em Brasília, ocupou a função de assessor econômico do Ministro das Relações Exteriores. Posteriormente, entre 2013 e 2016, foi assessor econômico do Secretário-Geral das Relações Exteriores. Entre 2017 e 2018, ocupou o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria Geral das Relações Exteriores. Entre 2019 e 2022, exerceu as funções de Embaixador do Brasil junto ao Reino da Bélgica e ao Grão-Ducado de Luxemburgo, com responsabilidade, igualmente, pelo acompanhamento dos temas de interesse do Brasil na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Em março de 2022, assumiu, em Varsóvia, o cargo de Embaixador do Brasil junto à República da Polônia.