A Estônia é notoriamente um centro de excelência na área de ciência, tecnologia e inovação, sobretudo no ramo da tecnologia da informação, sendo atualmente apelidada como pequeno Vale do Silício dos Bálticos. De fato, o país é amplamente reconhecido como uma das principais nações digitais do mundo, onde a população tem acesso a 99% dos serviços públicos on line e a digitalização de toda economia é objetivo evidente da sociedade e foco da exitosa colaboração entre setor público e privado. O país ocupa o oitavo lugar no E-Government Development Index 2022 da ONU, o terceiro lugar Global cybersecurity Index 2020, o 9º no Digital Economy and Society Index 2022 (DESI-2022), o primeiro lugar no Tax Competitiveness index da OCDE-2023, além de ser é a primeiro do continente no ranking do PISA.
Com apenas 1,3 milhão de habitantes, a Estônia tornou-se ainda um dos hubs de startups mais dinâmicos da Europa, com 5,5 vezes mais startups do que a média e o maior número de unicórnios per capita do continente. Com efeito, de acordo com o Global Startup Ecosystem Report 2023, a Estônia alcançou o décimo lugar no Emerging Ecosystems Ranking. Até agora, foi o berço de 10 unicórnios: Skype em 2005, Playtech em 2007, Wise em 2015, Bolt em 2018, Pipedrive em 2020, Zego, ID.me e Gelato em 2021, Veriff e Glia em 2022, totalizando 7,7 unicórnios por milhão de habitantes. Esse cenário levou o país a atingir a marca de US 46,556 per capita (PPP), deixando para trás a maioria de seus vizinhos. O país tornou-se também um dos destinos favoritos para o capital internacional, atingindo seu melhor desempenho em 2022, com € 351 milhões em investimento estrangeiro direto registrado. Desde 2015, o país recebeu 2,62 bilhões de euros em Venture Capital, tonando-se a primeiro destino europeu (atomico).
No âmbito da pesquisa, a Universidade de Tartu tornou-se um dos centros de pesquisa em ciência de materiais com influência reconhecida no mundo e está colaborando com os principais centros científicos e corporações internacionais, como Toyota, Nissan, Samsung e General Motors Global Research. Já a Universidade de Tecnologia de Talin - TalTech é líder na área de engenharia, com laços estreitos com parceiros industriais globais, como Mitsubishi Corporation, Ericsson, Samsung e a ASEA Brown Boveri (ABB). Ademais, a Estônia tem sido reconhecida como centro de alto nível nas áreas de bioquímica, biologia molecular, tecnologia genética e biotecnologia. Atualmente, existem oito centros de pesquisa e 55 empresas de biotecnologia na Estônia.
Ciente desse cenário, o SECTEC Talin está atuando para conectar os diversos agentes do ecossistema de inovação brasileiro ao estoniano. O SECTEC divulga oportunidades de colaboração, monitora e mapeia o cenário de CT&I da Estônia, apoia e promove encontros entre os agentes de inovação de ambos os países.
O SECTEC Talin faz parte de uma rede maior de Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs) do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Localizados em 58 embaixadas e consulados ao redor do mundo, os SECTECs atuam no sentido de prospectar oportunidades de cooperação, construir relacionamentos, atrair investimentos, apoiar a internacionalização de startups, mobilizar a diáspora científica brasileira no exterior, reunir inteligência ao identificar tendências de mercado e rotas tecnológicas, além de fomentar a colaboração entre ambientes de inovação brasileiros e estrangeiros.
Os SECTECs implementam, ainda, as atividades do Programa de Diplomacia da Inovação (PDI), que buscam quebrar estereótipos vinculados à imagem do Brasil no exterior e mostrar país que produz conhecimento, produtos e serviços em setores da fronteira científica, ao projetar as potencialidades do sistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação.
Para mais informações, consulte o Relatório do Programa de Diplomacia da Inovação 2022.
Assessoramento Estratégico
Por meio de mapeamentos dos ecossistemas de inovação locais e de estudos de tecnologia, o SECTEC Talin reúne inteligência para que pesquisadores e empreendedores brasileiros da área tecnológica avaliem as sinergias e complementaridades com o mercado estoniano, bem como oferece informações de “softlanding” e conexão.
As publicações mais recentes do MRE que contam com estudos realizados pelo SECTEC Talin são:
Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Embaixada do Brasil em Talin
Endereço:
A. Lauteri 5, 4º andar, Talin, Estônia 10114
Telefone:
+372 633-7070
E-mail:
sectec.talin@itamaraty.gov.br
Chefia:
PS Manoel Otaviano Castro
Funcionária:
AA Maris Egel