Notícias
Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)
A partir de novembro todos os brasileiros passam a contar com novo modelo de carteira de identidade. A emissão, que já vinha sendo realizada em projetos-piloto em alguns estados desde agosto de 2022, passa a ser difundida por todo o país a partir da primeira segunda-feira de novembro.
Entre as principais características do novo modelo estão a adoção do CPF como número de registro unificado (eliminando os diferentes números de RG emitidos anteriormente por cada estado) e a possibilidade de ser emitido em formato físico (em papel ou policarbonato) e digital (no aplicativo Gov.br).
Todas as carteiras de identidade (RG) emitidas nos formatos anteriores passam a ter validade máxima até 28 de fevereiro de 2032, independente do que conste do documento, e as trocas e/ou novas emissões devem ser solicitadas aos órgãos de identificação de cada estado até tal data. A troca pela nova carteira é gratuita para a versão em papel, havendo no entanto cobrança em casos de pedido de carteira em policarbonato ou nova via em caso de perda.
Mais informações sobre a CIN podem ser consultadas no site do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos .