PEC-G (para sul-coreanos)
Estude gratuitamente nas melhores universidades no Brasil:
Inscrições abertas para o Programa Educacional do Governo brasileiro oferecido a estudantes estrangeiros, incluídos coreanos
O Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece, gratuitamente, a cidadãos da Coreia do Sul vagas em universidades brasileiras. Os estudantes selecionados poderão fazer o curso completo de graduação, sem quaisquer custos de mensalidades ou semestralidades, em uma das instituições de ensino superior brasileiras conveniadas, entre as quais se incluem algumas das mais prestigiosas do Brasil.
Edital completo (em português)
Quem pode participar:
Você precisa:
- Ser nacional de país participante do PEC-G (inclui coreanos)
- Morar fora do Brasil
- Não ser brasileiro nem ter pai ou mãe brasileiros
- Não ter qualquer tipo de visto ou de Autorização de Residência para o Brasil, exceto visto de turista
- Ter no mínimo 18 anos completos até a data definida no Edital
- Ter concluído ou estar concluindo o ensino médio (secundário) fora do Brasil
- Obs.: O candidato que esteja concluindo o ensino médio deverá apresentar o Certificado de Conclusão no momento da matrícula na IES brasileira, caso selecionado.
- Ter média geral do ensino médio/secundário igual ou maior que 60%
- Contar com um ou mais responsáveis financeiros que comprovem condições de enviar recursos para sua manutenção no Brasil. As vagas no Programa são gratuitas, mas todo candidato deve comprovar meios para se manter no Brasil.
- Comprometer-se a retornar ao seu país após a graduação
- Cumprir os requisitos de língua portuguesa, conforme as regras do Edital. Veja as regras a seguir
Requisitos de língua portuguesa
CASO 1: Se você cursou disciplina de língua portuguesa como idioma oficial durante todo o ensino médio/secundário, você deve:
- ter o certificado do Celpe-Bras, OU
- ter o comprovante de inscrição para o exame Celpe-Bras de 2024/2*, OU
- ter o certificado de curso de língua portuguesa de nível intermediário do Instituto Guimarães Rosa (IGR), OU
- ter média global da disciplina de língua portuguesa do ensino médio/secundário de no mínimo 65%.
*Atenção: Você precisa aprovar o exame para ser selecionado no PEC-G.
CASO 2: Se você NÃO cursou disciplina de língua portuguesa como idioma oficial no ensino médio/secundário, você deve:
- ter o certificado do Celpe-Bras, OU
- ter o comprovante de inscrição para o exame Celpe-Bras de 2024/2*, OU
- ter o certificado de curso de língua portuguesa de nível intermediário do Instituto Guimarães Rosa (IGR).
*Atenção: Você precisa aprovar o exame para ser selecionado no PEC-G.
CASO 3: Se você NÃO cursou disciplina de língua portuguesa como idioma oficial no ensino médio/secundário e NÃO TEM os documentos acima, você deve:
- ter média global da disciplina do idioma oficial do seu país no ensino médio/secundário de no mínimo 60%, E
- se inscrever para o PEC-PLE, além do PEC-G.
No PEC-PLE, você passará seu primeiro ano no Brasil fazendo um curso gratuito de língua portuguesa e cultura brasileira para obter o certificado do Celpe-Bras. Depois de obter o certificado, você poderá iniciar seu curso de graduação no PEC-G.
Veja as mesmas informações no quadro a seguir. Clique na imagem para aumentar o tamanho.
PEC-G e PEC-PLE 2025 - Requisitos de idioma
Como se inscrever
VEJA O PASSO A PASSO PARA SE INSCREVER:
- Passo 0: Leia com atenção as informações desta página, o Edital e a Portaria do PEC-G, para conhecer as regras do Programa.
- Passo 1: Preencha o formulário de pré-inscrição online.
- Passo 2: Pesquise sobre o ensino superior no Brasil, os cursos e as instituições de seu interesse, para decidir suas opções de vagas (a lista de vagas estará nesta página em breve).
- Atenção: Se você precisa aprender o idioma português e prestar o exame Celpe-Bras no Brasil, você deverá se inscrever para o PEC-PLE e para o PEC-G. Nesse caso, você também deverá decidir suas opções de vagas para o curso do PEC-PLE.
- Passo 3: Contate a embaixada ou consulado do Brasil no seu país, para saber como e quando apresentar os documentos necessários.
- Passo 4: Entregue os documentos necessários na embaixada ou consulado do Brasil.
- Passo 5: Complete sua inscrição na embaixada ou consulado do Brasil.
- Obs.: Os passos 4 e 5 podem não acontecer no mesmo dia. Verifique com a embaixada ou consulado do Brasil.
Importante:
A inscrição é gratuita. Você deve se inscrever nas embaixadas ou consulados do Brasil nos países participantes.
Nacionais de países do Caribe também podem se inscrever na Delegação do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington/EUA.
Não é preciso contar com serviços ou ajuda de terceiros para fazer a inscrição. Contate diretamente a embaixada ou consulado do Brasil.
Documentos para inscrição
1. Original e cópia de certificado de conclusão do ensino médio/secundário ou documento equivalente.
- Obs.: Caso você não tenha completado o ensino médio/secundário até a data de inscrição, você deverá apresentar uma declaração de que você tem previsão de se formar até o final do ano de 2024, emitida pela sua escola.
2. Original e cópia do histórico escolar com as disciplinas cursadas e as notas obtidas em todas as séries do ensino médio/secundário.
3. Original e cópia da sua certidão de nascimento ou documento de identificação.
4. Original e cópia de certidão de nascimento ou documento de identificação da sua mãe.
5. Original e cópia de certidão de nascimento ou documento de identificação do seu pai.
- Obs. sobre os itens 3, 4 e 5: Todos os documentos de identificação devem conter local e data de nascimento do portador e os nomes de seus pais.
6. Original de certificado médico de saúde física e mental, emitido no ano de 2024.
- Obs.: O certificado deve informar se você sofre de doença crônica ou se está fazendo algum tratamento de saúde.
- Obs. 2: O objetivo do certificado médico é que as IES conheçam a sua situação de saúde, para que possam apoiar e acompanhar o estudante que tenha doença crônica ou que esteja em tratamento. O certificado médico deve apresentar informações relevantes e corretas sobre a sua saúde física e mental. As informações do documento serão utilizadas somente para o processo seletivo do PEC-G, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (LGPD).
7. Original de Termo(s) de Responsabilidade Financeira (TRF) em português, preenchido(s), assinado(s) e datado(s). Acesse os modelos do TRF a seguir:
- Se o responsável financeiro for Pessoa Física (familiar, amigo, tutor etc.): clique aqui.
- Acesse aqui a tradução do TRF Pessoa Física em outros idiomas (atenção: as traduções são apenas para orientação. É obrigatório preencher a versão em português):
- espanhol: clique aqui
- francês: clique aqui
- inglês: clique aqui
- Se o responsável financeiro for Pessoa Jurídica (órgão do governo, organismo internacional, empresa etc.): clique aqui.
- Acesse aqui a tradução do TRF Pessoa Jurídica em outros idiomas (atenção: as traduções são apenas para orientação. É obrigatório preencher a versão em português):
- espanhol: clique aqui
- francês: clique aqui
- inglês: clique aqui
- Obs.: O TRF deve ter reconhecimento de firma em cartório, ou outra forma de legalização a ser definida pela embaixada/consulado.
8. Comprovante(s) de renda do(s) responsável(is) financeiro(s) que ateste(m) sua capacidade de enviar os valores prometidos.
- Obs.: Leia o Edital ou consulte a embaixada/consulado para saber quais documentos podem ser aceitos como comprovantes de renda e qual é a renda mínima que seu responsável financeiro precisa comprovar.
-
Obs. 2: A embaixada/consulado poderá dispensar a apresentação de comprovante de renda, mas somente se o responsável financeiro for pessoa jurídica de direito público, como órgão de governo ou organismo internacional.
9. Original de Termo de Compromisso para Inscrição (TCI), em português, preenchido e assinado pelo candidato.
- Obs.: Você pode imprimir e preencher o TCI para entregar junto com os outros documentos, ou pode assinar um TCI que a embaixada/consulado vai gerar pelo sistema de inscrição, com os seus dados. Consulte a embaixada/consulado para saber a melhor forma de fazer seu TCI.
-
Acesse aqui a tradução do TCI em outros idiomas (atenção: as traduções são apenas para orientação. É obrigatório preencher a versão em português):
- espanhol: clique aqui
- francês: clique aqui
- inglês: clique aqui
10. Para candidato que deseje se inscrever somente para o PEC-G: original e cópia do certificado do Celpe-Bras, OU de comprovante de inscrição para o exame de 2024/2, OU de certificado de conclusão de curso de língua portuguesa de nível Intermediário de unidade do Instituto Guimarães Rosa (IGR).
- Obs.: Se você cursou disciplina de língua portuguesa como idioma oficial durante todo o ensino médio/secundário, você deve apresentar um dos documentos citados no item 10, OU ter média global da disciplina de língua portuguesa do ensino médio/secundário de no mínimo 65% (sessenta e cinco por cento).
- Obs. 2: Se você vai se inscrever para o PEC-PLE e para o PEC-G, você não precisa apresentar os documentos do item 10, mas deve ter média global da disciplina do idioma oficial de seu país do ensino médio/secundário de no mínimo 60% (sessenta por cento).
Observações importantes:
- Os documentos que não estiverem em português, inglês, francês ou espanhol deverão ser apresentados junto com tradução simples para um desses idiomas.
- A embaixada/consulado poderá exigir que os documentos sejam legalizados, ou consultar as autoridades locais para confirmar a autenticidade dos documentos.
- Os originais do Termo de Compromisso, do(s) Termo(s) de Responsabilidade Financeira e do certificado médico de saúde física e mental ficarão com a embaixada/consulado. Os outros originais serão devolvidos ao candidato.
- A embaixada/consulado não aceitará documentação incompleta, rasurada, sem as devidas assinaturas, ou entregue fora do prazo.