SETOR CULTURAL
Setor Cultural
Contatos
Email do setor: cultural.seul@itamaraty.gov.br
Equipe
Ministra-Conselheira Míriam de Castro Rodrigues Leitão, Chefe do Setor
Assistente Técnico Gabriel Thomas Dotta
Assistente Administrativo Hangyeol Kim
Atividades
A Embaixada do Brasil promove eventos culturais de diferentes formatos. O objetivo é proporcionar ao público coreano o contato com vários aspectos da cultura brasileira, erudita ou popular.
A título de referência, em 2022, ocorreram as seguintes atividades:
Concerto de Piano com Leda Kim
Em celebração aos 60 anos da imigração coreana no Brasil, a Embaixada organizou, em 13 de dezembro, concerto com a pianista coreano-brasileira Leda Kim, no JCC Art Center, em Seul. O programa incluiu obras de Heitor Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Cláudio Santoro, Camargo Guarnieri e Zequinha de Abreu, e teve a participação da violoncelista So Young Jeon.
I Encontro de Professores de Língua, Literaturas e Culturas Lusófonas
A primeira edição do Encontro de Professores de Língua, Literaturas e Culturas Lusófonas (EPLLIC) na Coreia do Sul ocorreu em 2 de dezembro, na Embaixada. O evento contou com o apoio do Instituto Guimarães Rosa e do Leitor na Hankuk University of Foreign Studies. Participaram os Embaixadores dos países de língua portuguesa com representação em Seul (Brasil, Portugal, Angola e Timor-Leste), além de professores, estudantes, tradutores e influenciadores digitais de países lusófonos e da Coreia do Sul. Foram apresentados e debatidos temas como experiências de ensino de português em universidades coreanas, importância do idioma para o diálogo intercultural por meio de plataformas digitais e desafios da tradução e interpretação em português-coreano.
Participação na “Semana da Diversidade”, da escola North London Collegiate, em Jeju
A Embaixadora Márcia Donner Abreu participou virtualmente da “Semana da Diversidade”, promovida de 14 a 18 de novembro pela escola internacional North London Collegiate, localizada na ilha Jeju, Coreia do Sul.
Em mensagem gravada em inglês, a Embaixadora ressaltou a diversidade do povo e da cultura brasileira, destacando a contribuição da comunidade coreana no Brasil - que celebrará, em 2023, o aniversário de 60 anos do início da imigração. O vídeo pode ser acessado no canal da Embaixada no YouTube: https://youtu.be/lcZsxtLqgIc
Participação brasileira no Seoul Friendship Festival
Em 22 e 23 de outubro, a Prefeitura de Seul organizou o “Seoul Friendship Festival”, no centro da capital coreana. A Embaixada colaborou com a participação brasileira. Os visitantes puderam degustar feijoada e caipirinha, além de assistir a apresentação de capoeira, feita pelo grupo Xiru, no palco principal, na Seoul Plaza.
Participação brasileira no Festival da América Latina de Seongbuk-gu
Em 17 de setembro, teve lugar a 9ª edição do Festival da América Latina, organizado pelo distrito de Seongbuk, em Seul. A Embaixada organizou a participação do Brasil no evento. Além de pratos típicos (feijoada, churrasquinho e farofa), os visitantes puderam provar caipirinha e assistir à apresentação do grupo Xiru Capoeira.
Recepção da Delegação Brasileira participante do Campeonato Mundial de Taekwondo Poomsae
Em 26 de abril, os atletas brasileiros participantes do Campeonato Mundial de Taekwondo Poomsae 2022 visitaram a Embaixada. A delegação, composta por 21 atletas e comissão técnica, alcançou excelentes resultados, com dois bronzes, nas categorias “Equipe Feminina - Acima de 30 anos” (Daniele B. Costa, Carolina D. B. Coutinho e Cátia R. Esteves) e “Individual Feminino - Acima de 65 anos” (Luiza Yabiku). Além das medalhas, nossos atletas conquistaram três quintos lugares.
O Campeonato Mundial de Poomsae 2022 foi realizado entre 21 e 24 de abril, em Goyang, próximo a Seul. A competição teve recorde de inscritos, com 760 atletas e 224 oficiais de 63 países.
Recepção do maratonista brasileiro Daniel Ferreira do Nascimento
O atleta brasileiro Daniel Ferreira do Nascimento, terceiro colocado na Maratona de Seul, visitou a Embaixada do Brasil em Seul em 17 de abril. Com apenas 23 anos, o maratonista estabeleceu novos recordes brasileiro e sul-americano ao finalizar a competição em 2 horas, 4 minutos e 51 segundos, superando a marca de Ronaldo da Costa (2:06:05) na Maratona de Berlim, em 1998.
O brasileiro obteve o melhor tempo na prova para um não-africano, oito segundos após o primeiro colocado, o etíope Mosinet Geremew Bayih (2:04:43), e apenas 2 depois do segundo, o também etíope Herpasa Negasa Kitesa (2:04:49).
Recepção da atriz brasileira Mari Oliveira
Em 2 de maio, a Embaixada recebeu a visita da atriz brasileira Mari Oliveira. A artista esteve na Coreia para promover o filme brasileiro “Medusa”, dirigido por Anita Rocha da Silveira, que integrou a mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema de Jeonju, um dos mais importantes do país.
Curso Online “200 anos de Nacionalismo Literário no Brasil”
A Embaixada do Brasil em Seul, em parceira com o Leitorado Guimarães Rosa na Hankuk University of Foreign Studies, na Coreia do Sul, e na Universidade Sophia, no Japão, produziu videoaula para o curso "200 anos de Nacionalismo Literário no Brasil". Lançado em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, em iniciativa conjunta das embaixadas e consulados nas cidades de Maputo, Varsóvia, Helsinque, Santiago, São José, Assunção, Cantão, Madri e Barcelona, além de Seul e Tóquio, o curso reuniu leitores, professores e intelectuais, que ministraram sete aulas sobre obras relevantes da literatura brasileira. Entre os autores apresentados estão Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Machado de Assis, José de Alencar, Maria Firmina dos Reis e Mário de Andrade.
Todas as aulas são gratuitas e abertas ao público, incluindo legendas em coreano.
As aulas podem ser assistidas pelo link https://www.brazilianculturalinstitute.fi/videoaulas/ . Também estão disponíveis no YouTube, pelo endereço https://tinyurl.com/cursodeliteratura .
Ciclo de Cinema de Língua Portuguesa
Em comemoração ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, foi realizada, entre 26 e 28 de maio, mostra de filmes do Brasil, de Angola e de Portugal, na Hankuk University of Foreign Studies. O filme brasileiro exibido foi “Que Horas Ela Volta?”, dirigido por Anna Muylaert. A Embaixada apoiou a o evento, organizado pelo Leitorado Brasileiro na HUFS, juntamente com o Centro de Língua Portuguesa/Camões e o Departamento de Português da universidade.
Lista de distribuição
Se você deseja ser informado de todos nossos eventos, por favor escreva para o Setor Cultural (cultural.seul@itamaraty.gov.br).