Notícias
PROCESSO SELETIVO NR. 01/2024
ANEXO II - Formulário de inscrição
PROCESSO SELETIVO Nº 01/2024
AUXILIAR DE APOIO À RESIDÊNCIA OFICIAL - APR
(ARRUMADEIRA)
A Comissão de Seleção designada pela Embaixadora do Brasil em Seul através da Ordem de Serviço n° 01, de 24 de janeiro de 2024, no uso de sua competência, torna público que estarão abertas as inscrições para processo seletivo com vistas ao preenchimento de uma vaga de meio período para o cargo de Auxiliar de Apoio à Residência Oficial – APR (Arrumadeira), na forma do Decreto nº 1.570, de 21 de julho de 1995, e da Portaria nº 402, de 22 de julho de 2022 (GAP) do Ministério das Relações Exteriores, e nos seguintes termos:
1. DO EMPREGO E DAS ATRIBUIÇÕES
1.1. A Auxiliar de Apoio à Residência Oficial é a empregada local contratada para realizar tarefas domésticas, conforme definido no contrato. As funções da empregada serão realizadas na Residência Oficial da Embaixadora do Brasil em Seul, conforme designado pela própria Embaixadora ou por qualquer representante por ela indicado.
1.2. As principais atribuições e responsabilidades da Auxiliar de Apoio à Residência Oficial – APR (Arrumadeira) incluem, mas não se limitam a:
1.2.a. Realizar atividades de limpeza doméstica, como varrer, tirar pó, polir móveis e aspirar o chão;
1.2.b. Lavar e passar roupas e gerenciar o guarda-roupa;
1.2.c. Executar tarefas domésticas e organizar a casa;
1.2.d. Fiscalizar o trabalho de prestadores de serviços a serem feitos na casa;
1.2.e. Outras atribuições, conforme necessário e exigido para manutenção da limpeza e organização da Residência Oficial.
2. DA REMUNERAÇÃO
2.1. O salário bruto mensal será de KRW 1.198.187,00 (um milhão, cento e noventa e oito mil e cento e oitenta e sete wons), correspondente a 20 horas de trabalho, descanso diário de 30 minutos e descanso semanal remunerado mais dois bônus anuais do mesmo valor. Serão deduzidas do salário bruto despesas obrigatórias como contribuições previdenciárias, seguros e impostos.
2.2. Além disso, a empregada receberá reembolso de despesas de alimentação até o limite de 20% do salário mensal, mediante apresentação de comprovante de despesa.
3. INSCRIÇÕES
3.1. As candidatas devem enviar cópias digitalizadas (fotos de celular são suficientes) de todos os documentos obrigatórios listados no item 3.3 por e-mail para brasemb.seul@itamaraty.gov.br (o tamanho dos anexos não pode ultrapassar os 5MB), com o assunto: "Processo Seletivo nº 01/2024 – inscrição", seguido do nome da candidata. Somente serão aceitas aplicações com um conjunto completo de documentos necessários.
3.2. O período de inscrição será de 26 de janeiro a 12 de fevereiro de 2024.
3.3. Documentos obrigatórios para a inscrição:
3.3.a. Documento de identidade válido;
3.3.b. Comprovante de residência regular e permissão legal para exercer emprego remunerado em meio expediente na Coreia do Sul, no caso de asileiras ou cidadãs de terceiros países (Alien Registration Card);
3.3.c. Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado, incluindo número de telefone e endereço de e-mail (Anexo II);
3.3.d. Declaração assinada reconhecendo que o cargo a que está concorrendo não é um cargo ou função do serviço público brasileiro (a declaração está disponível no próprio formulário de inscrição – Anexo II);
3.3.e. Declaração assinada de que a requerente não detém cargo, emprego ou função pública no Brasil (a declaração está disponível no próprio formulário de inscrição – Anexo II);
3.3.f. Formação e Experiência Profissional (Curriculum Vitae);
3.3.g. Certificado que comprove nível mínimo de ensino fundamental ou equivalente;
3.3.i. As brasileiras que se candidatarem à vaga (independentemente de possuir ou não qualquer outra nacionalidade) também devem apresentar Certificado de Quitação Eleitoral.
3.4. Documentos opcionais:
3.4.a. Carta de apresentação;
3.4.b. Quaisquer outros documentos profissionais relevantes, como cartas de recomendação ou referências de ex-empregadores.
3.5. As candidatas devem ter pelo menos 18 anos de idade.
3.6. A Embaixada do Brasil em Seul não patrocinará nenhum visto para este trabalho. Se a candidata não for cidadã coreana, já deve possuir visto que permita trabalho em meio-expediente.
4. REGIME DO CONTRATO DE TRABALHO
4.1. Este processo seletivo não constitui seleção para o serviço público brasileiro, e o emprego do Auxiliar de Apoio à Residência Oficial – APR (Arrumadeira) não é um cargo ou função do serviço público.
4.2. As relações trabalhistas e previdenciárias a serem estabelecidas com a candidata a ser contratada neste processo seletivo são estabelecidas pela legislação sul-coreana.
4.3. O contrato de trabalho será válido por um ano, com prazo probatório de três meses. Se ambas as partes estiverem de acordo, após o primeiro ano o contrato poderá ser convertido em contrato de trabalho por período indeterminado.
4.4. A jornada de trabalho é de 20 horas semanais, pela manhã (das 8 às 12 horas ou das 9 às 13 horas, a combinar). O trabalho poderá ser feito em turnos, e a requerente deve atender a demandas especiais sempre que necessário.
5. PROCESSO SELETIVO
5.1. De acordo com o cronograma estabelecido no Anexo I, o processo seletivo será realizado em duas fases:
5.1.a. Análise da formação e experiência profissional (Curriculum Vitae);
5.1.b. Entrevista.
5.2. Na fase de análise da formação e experiência profissional, a Comissão de Seleção reserva-se o direito de rejeitar qualquer candidata cujas qualificações não sejam consideradas compatíveis com o cargo oferecido com base nos documentos apresentados. Candidatas com experiência relevante terão prioridade. Esta fase terá uma pontuação máxima de 100 pontos. Além do coreano, é desejável que a candidata possa se expressar em uma das seguintes línguas: português, inglês ou espanhol. Recomendações de ex-empregadores serão consideradas positivamente.
5.3. As candidatas selecionadas serão convocadas para uma entrevista, que acontecerá no dia 15 de fevereiro de 2024, na Embaixada do Brasil em Seul. A entrevista terá pontuação máxima de 100 pontos.
5.4. A pontuação final geral da candidata, para fins de classificação, será a média das notas da análise da formação e da entrevista.
5.5. Para a entrevista, as candidatas devem chegar à Embaixada 15 minutos antes do horário de início definido, trazendo um documento de identidade com foto.
6. APRESENTAÇÃO DE RECURSOS
6.1. As candidatas poderão entrar com recurso, sem efeito suspensivo, contra o resultado do processo seletivo, nos termos do cronograma aqui anexado. O prazo para interposição de recurso é de 24 horas após a divulgação do resultado provisório. O recurso e as razões para isso devem ser enviados à Comissão de Seleção através do endereço de e-mail brasemb.seul@itamaraty.gov.br.
6.2. Não serão aceitos recursos interpostos após o prazo ou em qualquer formato que não seja o disposto neste edital.
6.3. A decisão da Comissão de Seleção sobre qualquer recurso será definitiva.
7. RESULTADO
7.1. O resultado final do processo seletivo será publicado no site da Embaixada do Brasil em Seul.
7.2. A candidata selecionada e convocada para ocupar o cargo deve se apresentar ao Setor de Administração da Embaixada na data definida para assinar o contrato.
7.3. Este processo seletivo permanecerá válido por doze meses a partir da data de divulgação do resultado. Durante esse período, as demais candidatas aprovadas poderão ser convocadas para trabalhar, de acordo com sua classificação, caso novas vagas na mesma categoria de emprego estejam disponíveis, sejam elas permanentes ou temporárias.
8. DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1. A inscrição para a vaga implica que a candidata conhece e aceita todas as condições e prazos aqui estabelecidos. Candidatas que fizerem uma declaração falsa ou inexata, ou que não possam preencher os critérios exigidos, poderão ter sua inscrição cancelada a qualquer momento.
8.2. Caso a candidata selecionada não se apresente na data definida, a vaga será oferecida à próxima candidata classificada.
8.3. Quaisquer situações não descritas neste Edital serão resolvidas pela Comissão de Seleção.
Seul, 26 de janeiro de 2024
Comissão de Seleção
ANEXO I – CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO
Atividades |
Período esperado |
|
Publicação do processo seletivo |
26/01/2024 |
|
Período de inscrição |
26/01/2024 a 12/02/2024 |
|
Análise dos currículos e divulgação das candidatas selecionadas para a entrevista |
13/02/2024 |
|
Entrevista |
15/02/2024 |
|
Data prevista para a publicação dos resultados provisórios |
16/02/2024 |
|
Ajuizamento de recursos |
19/02/2024 |
|
Data prevista para a publicação do resultado final |
20/02/2024 |
|
Data prevista para assinatura do contrato |
22/02/2024 |
|
Data prevista para início das atividades |
26/02/2024 |
|
ANEXO II - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Embaixada do Brasil em Seul
PROCESSO SELETIVO Nº 01/2024
AUXILIAR DE APOIO À RESIDÊNCIA OFICIAL – APR
(ARRUMADEIRA)
Desejo candidatar-me ao cargo de Auxiliar de Apoio à Residência Oficial - APR (Arrumadeira)
Nome completo: |
|
Data e local de nascimento: |
|
Nacionalidade(s): |
|
Endereço residencial: |
|
Telefone(s) para contato: |
|
E-mail: |
|
Declaro:
1. Não ocupar cargo, emprego ou função pública no Brasil;
2. Estar ciente de que o emprego a que estou concorrendo não se confunde com emprego ou função pública regidos pelo direito brasileiro;
3. Estar ciente de que, caso seja aprovada no processo seletivo, a minha admissão estará condicionada à apresentação dos documentos requeridos no edital;
4. Estar de acordo com as condições estabelecidas pelo Processo Seletivo nº 01/2024, que li e aceito.
Data:_____/_____/_____
Assinatura: ______________________________________
Documentos incluídos em anexo:
( ) curriculum vitae |
( ) cópia do documento de identidade ou passaporte |
( ) no caso de cidadã brasileira ou de terceiros países, comprovante de residência regular e permissão legal para trabalhar na Coreia (Alien Registration Card) |
( ) cartas de recomendação de ex-empregadores (opcional) |
( ) carta de apresentação (opcional) |
Número total de documentos: |
Envie o formulário preenchido e documentos anexados para: brasemb.seul@itamaraty.gov.br
Clique aqui para baixar o formulário de inscrição