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PROCESSO SELETIVO NR. 04/2022
EMBAIXADA DO BRASIL EM SEUL
PROCESSO SELETIVO NR. 04/2022
ASSISTENTE TÉCNICO E FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA
A Comissão de Seleção, designada pela Embaixadora do Brasil em Seul através da Ordem de Serviço n° 4, de 19 de agosto de 2022, no uso de sua competência, torna público que estarão abertas as inscrições para processo seletivo com vistas ao preenchimento de uma vaga de Assistente Técnico de Ciência, Tecnologia e Inovação, na forma do Decreto 1.570, de 21 de julho de 1995 e da Portaria nº 402, de 22 de julho de 2022 (GAP), do Ministério das Relações Exteriores, e nos seguintes termos:
- DO EMPREGO E DAS ATRIBUIÇÕES
1.1. O Assistente Técnico (AST) é o profissional de nível superior contratado para assessorar o setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTEC) da Embaixada do Brasil em Seul nos temas afeitos a essas áreas, além de atividades de natureza administrativa. Entre suas atribuições estão:
- Elaborar análises e estudos sobre o ambiente de ciência, tecnologia e inovação (CTI) da Coreia do Sul, em setores de interesse prioritário para o Brasil;
- Compilar, para esse fim, estatísticas, pesquisas e atividades de inteligência tecnológica, inclusive seu componente comercial;
- Monitorar e responder às mensagens recebidas no correio eletrônico do SECTEC;
- Auxiliar a elaboração de agendas de visitas para entidades governamentais, empresariais e pesquisadores brasileiros da área de CTI;
- Prestar apoio logístico e acompanhar, quando necessário, as missões governamentais, empresariais e acadêmicas acima referidas;
- Selecionar, traduzir e divulgar, nas mídias eletrônicas da Embaixada e em outras mídias locais, notícias, informações relevantes sobre CTI e os ecossistemas brasileiros de inovação;
- Estabelecer contatos e interlocução com entes governamentais, universidades, centros de pesquisa públicos e privados da Coreia do Sul;
- Apoiar a elaboração de subsídios solicitados pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil;
- Manter banco de dados de contatos relevantes do SECTEC, que inclua:
- Órgãos do governo coreano e brasileiro ligados à tecnologia;
- Academia;
- Empresas importadoras de tecnologia;
- Entidades do setor privado e dos ecossistemas de inovação locais;
- Diáspora brasileira e egressos acadêmicos de instituições brasileiras;
- Manter contato com mídia especializada em CTI;
- Outras tarefas setoriais que possam ser demandadas, incluindo relacionadas a reclamações comerciais e aduaneiras de pesquisadores e empreendedores da área de tecnologia.
- DA REMUNERAÇÃO
2.1. O salário mensal será de KRW 3,500,000 (três milhões e quinhentos mil wons), acrescido de dois bônus anuais de igual valor. Serão deduzidas do salário bruto despesas obrigatórias como contribuições previdenciárias, seguros e impostos.
- DO REGIME DE CONTRATAÇÃO
3.1. O presente processo seletivo não configura concurso público, e o emprego de Assistente Técnico não caracteriza cargo público nem função pública do governo brasileiro.
3.2. As relações de trabalho são regidas pelas leis trabalhistas da República da Coreia.
3.3. A duração do contrato é de um ano, com período de experiência de três meses, podendo ser convertido em contrato por prazo indefinido, após decorrido o prazo inicial de doze meses.
3.4. O Assistente Técnico contratado cumprirá carga horária de 40 horas semanais, com pausa para almoço, e, excepcionalmente, poderá ser convocado para plantões ou trabalhar em situações de inadiáveis necessidades de serviço (compensados em banco de horas).
- DA QUALIFICAÇÃO
4.1. O candidato deverá:
a. Ser maior de 18 anos;
b. Ter formação acadêmica de nível superior (qualquer graduação);
c. Demonstrar domínio das línguas portuguesa, inglesa e coreana (escrita e oral);
d. Demonstrar familiaridade com programas de edição de textos, elaboração de planilhas, envio/recebimento de e-mails e ferramentas de internet;
e. Capacidade de utilizar FTP, sistemas de transferência de arquivos e de acesso remoto a fontes de informação;
f. Iniciativa, proatividade e interesse em temas de CTI e na área internacional;
g. Capacidade de trabalho em grupo e criatividade para solução de problemas.
- DA INSCRIÇÃO
5.1. Os candidatos devem enviar cópias digitalizadas de todos os documentos obrigatórios por e-mail para brasemb.seul@itamaraty.gov.br, com o assunto: “Processo Seletivo 04/2022 – inscrição”, seguido do nome do candidato. Os documentos obrigatórios são os seguintes:
a. Curriculum vitae detalhado em português ou em inglês e certificado de experiência fornecido por empregador prévio, se houver;
b. Cópia do documento de identidade (cédula de identidade);
c. Cópia do Certificado de conclusão de ensino superior;
d. Se brasileiro ou de nacionalidade de terceiro país, comprovante de situação regular de residência e de permissão legal para o exercício de atividade remunerada na Coreia do Sul;
e. Declaração de que está ciente de que o emprego a que está concorrendo não se confunde com emprego ou função pública regidos pelo ordenamento jurídico brasileiro;
f. Declaração que ateste não possuir qualquer vínculo de parentesco até o segundo grau com servidor lotado ou auxiliar local contratado em posto localizado na mesma cidade;
g. Se brasileiro, apresentar também:
g.1. Certidão de quitação eleitoral;
g.2. Se do sexo masculino, documento que comprove a regularidade no serviço militar brasileiro.
5.2. O período de inscrição será de 31 de agosto a 16 de setembro de 2022.
5.3. A documentação encaminhada depois do prazo ou de forma incompleta será desconsiderada.
5.4. A Embaixada não patrocinará qualquer visto para este emprego. Caso o candidato não seja cidadão coreano, já deverá ter um visto que permita trabalho no país em tempo integral.
- DA SELEÇÃO
6.1. De acordo com o cronograma estabelecido no Anexo I, o processo seletivo será constituído das seguintes fases: análise curricular, prova escrita e entrevista.
6.2. Na fase de análise curricular, a Comissão de Seleção reserva-se o direito de, com base na documentação apresentada, indeferir a inscrição do candidato cujas qualificações não julgar compatíveis com a vaga oferecida.
6.3. Os candidatos selecionados na fase de análise curricular serão convocados para prova escrita, nos idiomas português, inglês e coreano, a ser realizada no dia 20 de setembro de 2022, às 18:30 horas, na Embaixada, sendo avaliados e pontuados os seguintes aspectos:
6.3.1. Linguagem correta, adequada ao tema e à escrita formal;
6.3.2. Pertinência e atualidade das referências citadas sobre o tema;
6.3.3. Capacidade analítica e crítica no desenvolvimento do tema; e
6.3.4. Clareza no desenvolvimento de ideias e conceitos relativos ao tema.
6.4. O resultado da prova escrita será divulgado no dia 26 de setembro de 2022 no site da Embaixada https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-seul. Serão considerados aprovados na prova escrita os candidatos que obtiverem nota mínima conforme especificado em cada uma das questões da prova.
6.5. Serão convocados para a entrevista, em ordem decrescente, os dez primeiros colocados na prova escrita.
6.6. As entrevistas serão realizadas no dia 28 de setembro de 2022, na Embaixada. Os horários das entrevistas serão divulgados no dia 26 de setembro de 2022.
6.7. A data e horário serão marcados individualmente com cada candidato selecionado. Serão avaliados e pontuados os seguintes aspectos:
6.7.1. Domínio oral dos idiomas português, inglês e coreano;
6.7.2 Relevância da formação acadêmica e experiência profissional na área de conhecimento e em áreas correlatas ao processo seletivo;
6.7.3 Relevância da trajetória percorrida pelo candidato em sua vida acadêmica e profissional relacionada à área do processo seletivo; e
6.7.4 Capacidade argumentativa, objetividade e coerência.
6.8. A nota geral do candidato, para fins de classificação, será a média aritmética das notas da prova escrita e da entrevista.
6.9. O resultado provisória será divulgado no dia 5 de outubro de 2022.
- DOS PEDIDOS DE VISTAS DE PROVAS E INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS
7.1. Os candidatos poderão entrar com recurso, sem efeito suspensivo, contra o resultado do processo seletivo, nos termos do cronograma aqui anexado. O prazo para interposição de recurso é de 24 horas após a divulgação do resultado provisório. O recurso e suas razões devem ser enviados ao Comitê de Seleção através do endereço de e-mail brasemb.seul@itamaraty.gov.br.
7.2. Não será aceito recurso ou pedido de vista apresentado fora do prazo ou de forma diferente da estipulada neste edital.
7.3. A decisão final da Comissão de Seleção sobre os recursos será soberana e definitiva, não existindo, desta forma, recurso contra resultado de recurso.
- DO RESULTADO
8.1. O resultado final do processo seletivo será publicado até 12 de outubro de 2022, no sítio eletrônico da Embaixada: https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-seul
8.2. O processo seletivo é válido por doze meses a partir da publicação do resultado. Ao longo desse prazo, os candidatos aprovados poderão ser convocados, a critério da Embaixada, respeitada a ordem de classificação, caso surjam novas vagas na mesma categoria de emprego ou vagas temporárias para Assistente Técnico.
8.3. O candidato selecionado e convocado para ocupar o cargo deve se apresentar ao Setor de Administração da Embaixada na data definida para assinar o contrato.
8.4. Além dos documentos exigidos no ato de inscrição, o candidato aprovado deverá apresentar certificado de aptidão física e mental para o emprego, cujos custos estarão a seu cargo.
- DA CONTRATAÇÃO
9.1. A aprovação no presente processo seletivo não obriga a Embaixada a contratar o candidato selecionado. A contratação dependerá de autorização da Secretaria de Estado das Relações Exteriores, em Brasília, e da verificação de critérios de conveniência e oportunidade por parte da Embaixada.
9.2. Em caso de desistência ou do não-cumprimento do prazo estipulado no item 8.3, o candidato será considerado eliminado do processo seletivo, podendo ser convocado outro candidato aprovado para preencher a vaga, respeitada a ordem de classificação.
- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
10.1. O requerimento de inscrição implica o conhecimento e a aceitação, pelo candidato, de todos os prazos e normas estabelecidos pelo presente edital. O candidato que fizer declaração falsa ou inexata, ou que não satisfizer as condições exigidas neste edital, poderá ser desclassificado a qualquer momento.
10.2. Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Seleção.
Seul, 31 de agosto de 2022
ANEXO I – CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO
Atividades |
Período esperado |
|
Publicação do processo seletivo |
31/08/2022 |
|
Período de inscrição |
31/08/2022 a 16/09/2022 |
|
Prova escrita |
20/09/2022 |
|
Resultado da prova escrita |
26/09/2022 |
|
Entrevista |
28/09/2022 |
|
Data prevista para a publicação dos resultados provisórios |
05/10/2022 |
|
Ajuizamento de recursos |
06/10/2022 |
|
Data prevista para a publicação do resultado final |
12/10/2022 |
PROCESSO SELETIVO NR. 04/2022
ASSISTENTE TÉCNICO E FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA
Desejo candidatar-me ao emprego de: Assistente Técnico de Ciência, Tecnologia e Inovação
Nome completo: |
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Data e local de nascimento: |
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Nacionalidade(s): |
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Endereço residencial: |
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Telefone(s) para contato: |
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E-mail: |
Declaro:
- Não ocupar cargo, emprego ou função pública no Brasil;
- Não possuir qualquer vínculo de parentesco, até o segundo grau com servidor lotado ou auxiliar local contratado na Embaixada do Brasil em Seul;
- Estar ciente de que o emprego a que estou concorrendo não se confunde com emprego ou função pública regidos pelo direito brasileiro;
- Estar ciente de que, caso seja aprovado(a) no processo seletivo, a minha admissão estará condicionada à apresentação dos documentos requeridos no edital, bem como de certificado de aptidão física e mental para o emprego, cujos custos estarão a meu cargo; e
- Estar de acordo com as condições estabelecidas pelo Edital do Processo Seletivo nº 04/2022, que li e aceito.
Data:_____/_____/______ Assinatura: ______________________________________
Anexo:
( ) currículum vitae |
( ) cópia de documento de identidade |
( ) no caso de brasileiros ou de nacionais de terceiros países, comprovante de situação regular de residência e de permissão legal para o exercício de atividade remunerada |
( ) certificado(s) de formação acadêmica |
( ) outros documentos aplicáveis |
Nº total de documentos: |
Endereço para encaminhamento: brasemb.seul@itamaraty.gov.br