Serviço Eleitoral
Serviço Eleitoral
A Justiça Eleitoral reabriu na última terça-feira, 5/11, o cadastro eleitoral, fechado, desde o dia 9 de maio para a preparação das Eleições Municipais de 2024. Com a reabertura, os serviços eleitorais voltam a ser oferecidos pela internet, na plataforma Autoatendimento Eleitoral – Título Net.
Informações Gerais
A legislação brasileira define que o voto é obrigatório para todos os brasileiros entre 18 e 70 anos, inclusive para quem reside no exterior. A inscrição eleitoral, além de ser imprescindível para exercer o direito do voto, também é necessária para solicitar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em instituições de ensino brasileiras, entre outros.
A solicitação dos serviços eleitorais ocorre exclusivamente online, diretamente com a Justiça Eleitoral. Assim, não há o comparecimento do requerente para tal fim na embaixada (clique aqui para a página inicial do autoatendimento eleitoral). Somente poderão votar no exterior aqueles que se inscreveram no exterior ou transferiram seu título para o exterior, obedecido o local de votação escolhido.
O atendimento eleitoral online permite:
. Tirar seu título eleitoral;
. Atualizar seu cadastro;
. Acompanhar uma solicitação;
. Incluir seu nome social;
. Imprimir seu título eleitoral;
. Regularizar seu título cancelado;
. Consultar sua situação eleitoral;
. Atualizar seus dados pessoais;
. Atualizar seu endereço;
. Trocar seu local de votação.
LINKS ÚTEIS
Informações da Justiça Eleitoral sobre o autoatendimento, preenchimento do formulário e contatos importantes da Justiça Eleitoral - clique aqui
Para obter a sua CERTIDÃO DE QUITAÇÃO ELEITORAL, item número 1, clique aqui.
Para acompanhar seu pedido de autoatendimento eleitoral, item número 2, clique aqui.