Reconhecimento de firma
RECONHECIMENTO DE FIRMA
(por autenticidade ou semelhança)
REÚNA OS DOCUMENTOS
1 - Documento de identificação brasileiro válido (por exemplo: passaporte e carteira de identidade). Se estrangeiro, apresentar carteira RNE válida;
2 - documento original no qual a firma será reconhecida por autenticidade.
Obs: Para o reconhecimento de firma por autenticidade, a assinatura será aposta no documento, na presença de um funcionário consular, no dia so seu agendamento.
Para o reconhecimento de firma por semelhança, sem a necessidade de comparecimento, o interessado deverá comparecer previamente à Repartição Consular, apresentar documento de identificação brasileiro válido e apor, na presença de um funcionário consular, a sua assinatura em cartão-autógrafo, que ficará para futuro cotejamento.
Note que, dependendo do propósito do reconhecimento de firma, nem sempre a modalidade por semelhança será aceita pela autoridade que receberá o documento.
REALIZE O PAGAMENTO DO SERVIÇO
Conta da Embaixada do Brasil em São José
Banco de Costa Rica, nº 1415921
IBAN: CR 4801 5201 0010 1415 9215
Valor do reconhecimento de firma: US$20,00 / por assinatura
Coloque o nome do requerente do reconhecimento na descrição do propósito do pagamento. Exemplo: Rec. firma João da Silva
Observação para as taxas consulares: Roga-se o depósito ou transferência de banco localizado na Costa Rica. Taxas extras poderão ser cobradas em caso de transferência internacional.
CADASTRE-SE NO E-CONSULAR
https://ec-saojose.itamaraty.gov.br/
Se você já tem senha GOV. BR, você pode entrar na plataforma. Também pode optar por cadastrar e-mail e senha. Depois de devidamente registrado, você poderá solicitar qualquer serviço disponível no Menu de Serviços
O e-consular é uma forma de apresentar seu processo de solicitação de documentos eletronicamente para prévia análise do setor consular. Nesta etapa, é possível verificar a necessidade de algum outro documento ou retificar informações antes do seu comparecimento à Embaixada.
Após o término do preenchimento deste formulário, o requerimento será analisado pelo setor competente. Após essa conferência, se o processo for aprovado, será enviada uma autorização por email para que possa agendar um horário na Embaixada. Se não for aprovado, uma mensagem também será enviada indicando como retificar seu processo e reapresentá-lo.
No dia do seu agendamento, compareça com os originais dos documentos citados na etapa REÚNA OS DOCUMENTOS.
Documentos danificados ou muito antigos, cuja autenticidade não possa ser confirmada, poderão ser recusados, a critério da Autoridade Consular.
OBS: A entrega do documento que solicita será no dia do seu agendamento, salvo qualquer instabilidade nas plataformas de execução dos serviços.
Em todas as etapas, em caso de dúvidas, envie-nos um email: consular.saojose@itamaraty.gov.br