IGR Pretória
O Instituto Guimarães Rosa Pretória (IGR Pretória) é uma extensão da Embaixada do Brasil na África do Sul que visa a promover a língua portuguesa (em sua variante brasileira) e a cultura brasileira na África do Sul.
Criado em 2009, o IGR oferece cursos de português para alunos de todos os níveis, desde iniciantes que tiveram pouco ou nenhum contato com a língua até alunos avançados.
Em nosso mundo interconectado, os sul-africanos são naturalmente e constantemente expostos à cultura brasileira. Um objetivo importante do IGR Pretória é ampliar esse fluxo de informações e proporcionar uma visão mais rica e complexa do Brasil. Cumprimos esse propósito realizando eventos culturais e apoiando iniciativas que contribuem para fortalecer os laços entre os dois países.
Aprenda português
O português é uma das línguas mais faladas no mundo e tem status oficial em nove países. As estimativas podem variar um pouco, mas pelo menos 220 milhões de pessoas falam português como primeira língua; o número total de falantes pode chegar a 260 milhões.
Embora exista apenas uma língua portuguesa, os sotaques e características diferem de país para país (e muitas vezes dentro de cada país também!). O português ensinado no CCBAS é a variante falada e facilmente entendida por mais de 200 milhões de brasileiros.
O Instituto oferece uma variedade de programas: Programa Regular (seis níveis), Programa de Português Conversacional (dois níveis), Programa Intensivo, Programa Infantil (seis níveis) e Curso Preparatório para o Exame Celpe-Bras.
Programa Regular
Este é um programa de três anos de língua portuguesa e atualmente é dividido em seis cursos semestrais (60 horas cada). Os níveis são: Básico 1 e 2, Intermediário 1 e 2, Avançado 1 e 2.
Custo Total: R 3.000
Programa de Português Conversacional
Este programa é destinado a alunos que concluíram o Programa Regular ou que atingiram um nível avançado de português e gostariam de praticar em uma variedade de contextos. Consiste em dois cursos semestrais (60 horas cada), a saber, Conversação 1 e 2.
Custo Total: R 3.000
Curso Intensivo
Este é um curso introdutório de 40 horas geralmente oferecido em julho. Após a conclusão, o aluno deve ser capaz de se inscrever no nível Básico 2 do Programa Regular.
Custo Total: R 2.000
Programa Infantil
Destinado a crianças de 4 a 12 anos, este programa é dividido em seis níveis semestrais (20 horas cada). Neste programa, os alunos são expostos ao português por meio de vocabulário infantil, músicas, jogos e mais.
Custo Total: R 1.000
Curso Preparatório para o Exame Celpe-Bras
Este curso de 20 horas é destinado a aqueles alunos que se inscreveram para o exame Celpe-Bras e gostariam de desenvolver as habilidades necessárias para o exame.
Custo Total: R 1.000
Estude no Brasil
Para apoiar os estudantes de países parceiros que desejam estudar no Brasil, o Governo Brasileiro estabeleceu o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) em 1965 e o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) em 1981. PEC-G
PEC-G
Atualmente, 68 países participam do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), dos quais 28 são países africanos (incluindo a África do Sul). São oferecidos cursos em todas as áreas do conhecimento.
Desde os anos 2000, mais de 11.300 estudantes ingressaram no programa. A África é o continente de origem da maioria dos estudantes, com 61% dos selecionados. A maioria desses vem de países de língua portuguesa, como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.
O programa PEC-G concede cursos de graduação gratuitos em universidades brasileiras aos candidatos aprovados. Bolsas de estudo estão disponíveis, mas devem ser solicitadas separadamente.
O certificado Celpe-Bras é um pré-requisito para se candidatar ao programa.
PEC-PG
O Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) oferece bolsas de estudo para nacionais dos mesmos 68 países que o PEC-G (incluindo a África do Sul).
Os seguintes benefícios são oferecidos aos beneficiários: matrícula em curso de Mestrado ou Doutorado; bolsa mensal (mesmo valor oferecido aos estudantes brasileiros); e uma passagem aérea para o país de origem do estudante estrangeiro após a conclusão do programa.
O certificado Celpe-Bras é um pré-requisito para se candidatar ao programa.
CELPE-BRAS
O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o exame oficial oferecido pelo governo brasileiro para certificar a proficiência em português como língua estrangeira. O exame é realizado duas vezes por ano no Brasil e no exterior, incluindo na África do Sul. A inscrição deve ser feita online.
O Celpe-Bras consiste em duas partes: escrita e oral. A parte escrita combina compreensão oral, através de vídeo e áudio, com produção escrita, enquanto a parte oral consiste em uma interação face a face de 20 minutos com um examinador.
O Celpe-Bras concede certificados de proficiência em quatro níveis: Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Superior. Os candidatos que não alcançarem nenhum desses níveis não receberão o certificado de proficiência.
O certificado Celpe-Bras é um pré-requisito para se candidatar ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e ao Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG).
Para a preparação para o exame, o CCBAS oferece um Curso Preparatório de 20 horas. Embora recomendado, este curso é opcional.
Informações adicionais estão disponíveis aqui (em português).
Eventos Culturais