Prêmio Maria José de Castro Rebello Mendes
Em 8 de março de 2023, a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) lançou o Prêmio Maria José de Castro Rebello Mendes. Esse prêmio tem a finalidade de estimular mulheres estudantes e pesquisadoras de todas as regiões do Brasil, bem como residentes no exterior, a refletirem e escreverem sobre política externa e relações internacionais. Será concedido a autoras brasileiras, natas ou naturalizadas, que produzam artigos inéditos nas áreas citadas, e dividido em duas categorias:
I) estudantes de graduação ou graduadas em qualquer área de formação; e
II) pesquisadoras com título de mestrado ou doutorado em qualquer área de formação.
A primeira colocada de cada categoria receberá prêmio no valor de dois mil reais e terá seu artigo publicado na revista Cadernos de Política Exterior do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais da FUNAG.
A cerimônia de entrega das premiações será realizada no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, em 20 de setembro de 2023, data do nascimento de Maria José de Castro Rebello Mendes. Para participação na solenidade de premiação, serão fornecidas diárias e passagens às autoras dos trabalhos agraciados com a primeira colocação nas duas categorias.
O prazo para inscrições se inicia às 8h do dia 13 de abril e vai até às 23h59 do dia 5 de junho de 2023 (horário de Brasília). As inscrições devem ser realizadas por meio do preenchimento de formulário disponível no sítio eletrônico da FUNAG (www.gov.br/funag/pt-br/premio).
Maiores informações e o edital 4/2023 contendo o regulamento do prêmio poderão ser obtidos pelo endereço eletrônico citado acima. Dúvidas poderão ser dirimidas por meio de consulta encaminhada ao endereço eletrônico premio@funag.gov.br.