Educação
INCBAC: Instituto Tcheco-Brasileiro para Cooperação Acadêmica
O Instituto Tcheco-Brasileiro para Cooperação Acadêmica (INCBAC) foi estabelecido com o objetivo de conectar o Brasil e a República Tcheca através do intercâmbio acadêmico de excelência. O Instituto incentiva o estabelecimento de parcerias para projetos a serem desenvolvidos conjuntamente por universidades e centros de pesquisas tchecos e brasileiros. O INCBAC também visa promover a mobilidade de estudantes e pesquisadores entre ambos os países.
Para mais informações: http://www.incbac.org/
***
Acervo da Biblioteca da USP. Acesso digital livre.
A Embaixada do Brasil em Praga tem a satisfação de informar que a Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza no endereço eletrônico http://www.brasiliana.usp.br um acervo bibliográfico e documental sobre assuntos brasileiros. A meta é oferecer livre acesso a livros, periódicos, gravuras, mapas e manuscritos para pesquisa sobre o Brasil, com obras em diversos idiomas.
Contando com obras em diversos idiomas, o projeto tem como meta oferecer para a pesquisa livros, periódicos, gravuras, mapas e manuscritos sobre o Brasil, sendo a maior Brasiliana custodiada por uma instituição de ensino em escala mundial.
Neste ano, com o apoio do BNDES, a Brasiliana USP estabeleceu um laboratório de digitalização, com scanners robóticos, sistemas de digitalização e um conjunto de servidores que permitem atender à demanda computacional exigida para a criação de repositórios e metabuscadores para o acervo.
Isso permitiu o início do processo de digitalização dos livros da Biblioteca Mindlin, acervo de mais de 40 mil volumes que faziam parte da coleção de José Mindlin e foram doados à USP em 2006. Tornar a coleção pública era um dos sonhos do bibliófilo brasileiro, que tinha o que era considerado a maior e mais importante biblioteca particular do Brasil.
***
Projeto "Escolinha Camões" - Instituto Camões em Praga
A Escolinha Portuguesa de Praga é formada por um grupo de portugueses, residentes em Praga, que se organizam para fomentar um ambiente em língua portuguesa para famílias com origens lusófonas, residentes em Praga. Funciona durante as manhãs de Sábado, onde as crianças podem interagir com os colegas e com os professores em português em situações tão diversas como a falar da Natureza ou de ciências, a ouvir histórias e música ou a fazer teatro e expressão corporal.
Apesar de ser uma estrutura independente, a Escolinha conta com o apoio da Associação Lusofonia Aberta e do Instituto Camões em Praga em termos institucionais e logísticos, estando este sempre presente nas suas atividades.
A Escolinha promove atividades ligadas à lusofonia e às diferentes culturas a ela associadas, com a participação, sempre que possível, de escritores e agentes artísticos ligados a países de língua portuguesa.
Para mais informações: https://escolinhap.wordpress.com/