Reconhecimento de firma e autenticação de cópias
Publicado em
16/09/2022 01h49
A Embaixada do Brasil em Pequim presta serviços notariais exclusivamente para brasileiros ou estrangeiros portadores de CRNM válida.
I - AUTENTICAÇÃO DE CÓPIAS
O setor consular da Embaixada do Brasil em Pequim somente poderá autenticar cópia de documento original de identificação que seja apresentado na embaixada, como passaporte, carteira de identidade, CPF, CNH (carteira de habilitação), entre outros.
Atenção: cópia autenticada não é legalização. Consulte a seção "legalização" para saber como legalizar o seu documento.
II - RECONHECIMENTO DE FIRMA
Podem ser reconhecidas pelo setor consular da Embaixada do Brasil em Pequim assinaturas em documentos assinados por cidadãos brasileiros ou por estrangeiros portadores de CRNM válida, residentes em sua área de jurisdição (veja aqui as regiões sob jurisdição dessa embaixada), desde que:
- maiores de idade;
- menores, entre 16 e 18 anos, contanto que assistidos por seus pais ou responsáveis legais;
- emancipados, contanto que comprovem a emancipação.
Documentos Necessários
Os interessados devem comparecer ao setor consular da embaixada, assinar o livro de registro de assinaturas e apresentar os seguintes documentos:
- cédula de identidade (RG) ou passaporte brasileiro válido. No caso de estrangeiro, CRNM válida;
- documento assinado no qual será reconhecida a firma;
- pagamento da taxa consular.
Recomendações
- Preencha o documento completamente. Não será reconhecida firma em papel em branco ou em documento que não estiver completamente preenchido, a menos que, no segundo caso, os espaços em branco sejam inutilizados pelo interessado.
- Atenção para a data e o local. Não será reconhecida firma em documento com data futura àquela em que é apresentado ou com espaço de data por preencher.
III - RECONHECIMENTO DE FIRMA EM PROCURAÇÃO POR INSTRUMENTO PARTICULAR
A pedido do interessado, poderá ser reconhecida firma em documento particular de procuração. Nesse caso, o documento deve conter o nome, a qualificação do outorgante e do outorgado, o texto dos poderes, a assinatura do outorgante (conforme seu documento brasileiro de identificação), a data e o local.
Atualizado em junho de 2021