Relações Políticas
Relações Políticas
As relações diplomáticas entre a República da Belarus e a República Federativa do Brasil foram estabelecidas em 10 de fevereiro de 1992.
Em abril de 2003, nas margens da 108 Conferência da União Interparlamentar em Santiago (Chile) o chefe da delegação parlamentar belarrussa, o Presidente da Câmara dos Deputados da Assembleia Nacional, V.Popov reuniu-se com o membro da Câmara dos Deputados do Congresso Nacional do Brasil E.Alves.
Em outubro de 2004, teve lugar a visita de trabalho do Ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Belarus, S.Martynov, à República Federativa do Brasil.
Em outubro de 2005, ocorreu a primeira visita oficial da delegação parlamentar brasileira à Belarus, que foi liderada pelo presidente da Comissão de Relações Internacionais e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados do Congresso Nacional do Brasil A.Sedraz de Oliveira.
Em fevereiro de 2010, uma delegação da comunidade empresarial brasileira chefiada pelo Governador do Estado de Goiás, A.Filho, visitou Belarus.
Em março de 2010, no âmbito da visita do Presidente da República da Belarus, A. Lukashenko, ao Brasil teve lugar a primeira reunião com o Presidente do Brasil, L.I. Lula da Silva. Os líderes dos dois Estados defenderam a expansão da cooperação bilateral e decidiram instituir as respectivas embaixadas.
Em junho de 2012, foi realizada uma visita ao Brasil (Rio de Janeiro) da delegação belarussa liderada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Belarus, S.Martynov para participar da Conferência Internacional das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20).
Em novembro de 2013, uma delegação belarussa chefiada pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros de Belarus A.Guryanov fez uma visita ao Brasil com vista a realizar as consultas políticas belarusso-brasileiras.
Em julho de 2015, no âmbito da Cúpula dos BRICS em Ufa (Rússia), houve a reunião do Presidente da República da Belarus, A.Lukashenko com a Presidente do Brasil, D.Rousseff. Os chefes de Estado discutiram as questões mais atuais da agenda bilateral, com ênfase na necessidade de desenvolver cooperação comercial e econômica.
Em setembro de 2015, foi realizada uma visita da delegação parlamentar brasileira liderada pelo segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados do Congresso Nacional da República Federativa do Brasil, Brasil. F.Giacobo, à República da Belarus.
Em outubro de 2015, as consultas políticas belarusso-brasileiras ocorreram em Brasília. A delegação belarussa foi chefiada pelo chefe do Departamento das Américas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, O.Kravchenko, e o lado brasileiro foi representado pelo chefe do Departamento da Europa, O.Biato.
Em fevereiro de 2017, ocorreu troca de cartas de felicitação por ocasião do 25º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a República da Belarus e o Brasil, entre o Ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Belarus, V.Makei, e o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, J.Serra.
Em julho de 2017, durante a visita ao Brasil do vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Belarus, E.Shestakov, foram realizadas consultas bilaterais sobre temas de comércio e cooperação econômica. O lado brasileiro no evento foi presidido pelo Subsecretário geral das Relações Exteriores para a Cooperação Internacional, Promoção Comercial e Temas Culturais, S.Mourão.
Em outubro de 2017, Minsk acolheu a terceira rodada de consultas políticas a nível dos chefes de departamentos das chancelarias. O lado belarusso foi representado pelo Chefe do Departamento das Américas, P.Pustovoy, e o brasileiro — pelo Chefe do Departamento da Europa, C.Perez.
Em novembro de 2017, a delegação oficial belarussa liderada pelo vice-primeiro-ministro da República da Belarus, A.Kalinin, visitou o Brasil. Nela, o vice-primeiro-ministro realizou uma reunião com a liderança do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério de Minas e Energia, da Casa Civil do Governo do Distrito Federal, dos estados de Goiás e São Paulo. A primeira reunião da comissão conjunta belarusso-brasileira de cooperação econômica foi realizada na cidade de Brasília. Além disso, houve em São Paulo a rodada de matchmaking e o primeiro fórum de negócios “Brasil-Belarus”.
Em junho de 2018, pela primeira vez na história das relações bilaterais, ocorreu uma visita à República da Belarus a nível do ministro brasileiro. O Ministro da Justiça do Brasil, T.Jardim, realizou uma visita oficial a Belarus.
Em 2019 foi formado um novo grupo parlamentar “Brasil-Belarus”. Foram concluídos os procedimentos internos de aprovação do acordo de cooperação em matéria de educação. O acordo entrou em vigor a 5 de Agosto de 2019.
Em 10 de fevereiro de 2022, o Embaixador da República da Belarus na República Federativa do Brasil, Sergey Lukashevich, apresentou suas Credenciais ao Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
Por ocasião do 30º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Belarus e o Brasil em 10 de fevereiro de 2022 foram trocadas congratulações protocolares entre o Ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Belarus Vladimir Makei e o Ministro das Relações Exteriores do Brasil Carlos França.
Em 12 de abril de 2022, o Embaixador da Belarus no Brasil Sergey Lukashevich dirigiu-se ao Congresso Nacional, onde os principais tópicos eram encontrar uma solução conjunta para a questão da retomada do fornecimento de fertilizantes de potássio belarusso ao Brasil, a importância dos “corredores humanitários para o potássio” e estabelecer contatos diretos entre os compradores brasileiros e o produtor belarusso.
Em 23 de setembro de 2022, à margem da 77ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, foi realizada uma reunião bilateral entre o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Belarus Vladimir Makei e o Ministro das Relações Exteriores do Brasil Carlos França.
Em 30 de setembro de 2022, o Embaixador da República Federativa do Brasil na República da Belarus Bernard Jörg Leopold de Garcia Klingl apresentou suas Credenciais ao Presidente da Belarus, Aleksandr Lukashenko.
Em 28 de junho de 2023, o Embaixador da República Federativa do Brasil na República da Belarus Bernard Jörg Leopold de Garcia Klingl reuniu-se com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Belarus Sergei Aleinik. Durante o encontro, foram discutidos o estado atual e as perspectivas para o desenvolvimento da cooperação belarusso-brasileira em diversos temas da agenda bilateral, incluindo a intensificação dos contatos políticos e econômico-comerciais e com ênfase na agricultura e segurança alimentar, bem como interação nos campos da educação e do esporte. As partes trocaram pontos de vista sobre questões atuais de cooperação no âmbito de organizações internacionais e também discutiram a situação atual na região.