Visto físico de turismo e negócios para o México - Informações válidas até a entrada em vigor do sistema recíproco de vistos eletrônicos
Visto físico de turismo e negócios para o México - Informações válidas até a entrada em vigor do sistema recíproco de vistos eletrônicos, com data ainda por definir
O Governo mexicano restabeleceu a obrigatoriedade de vistos físicos brasileiros que pretendam ir ao México em viagem de turismo ou negócios.
A medida entrou em vigor a partir do dia 18 de agosto de 2022.
Estão isentos da exigência de visto cidadãos brasileiros que apresentem:
a) Documento que comprove residência permanente no Canadá, Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen, bem como os países membros da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia e Peru).
Atenção: o documento a ser apresentado deve conter explicitamente a referência à residência permanente e não deve apresentar data de validade. Caso contrário, pode não ser aceito pelas autoridades migratórias mexicanas.
b) Visto válido e vigente do Canadá, Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte ou qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen.
Atenção: vistos eletrônicos (como o ETA) ou de uma única entrada para esses países não têm sido aceitos pelas autoridades migratórias mexicanas em substituição ao visto físico mexicano.
Também podem não ser aceitos vistos ou documentos de residência temporária, como estudos e trabalho.
ATENÇÃO!
A partir de 22 de outubro de 2023, a exigência de visto TAMBÉM se aplicará a cidadãos brasileiros que pretendam apenas fazer conexão/trânsito em aeroporto mexicano, tendo como destino final um outro país, inclusive o Brasil.
Dessa forma, recomenda-se que passageiros que pretendam fazer conexão/trânsito no México em viagens com destino final em terceiros países, e que não disponham do visto mexicano ou dos documentos que garantam a sua isenção de forma inequívoca, que solicitem o visto numa repartição consular mexicana ou que adotem uma outra rota para sua viagem até seu destino final.
No Brasil, os pedidos de visto devem ser apresentados numa das três repartições consulares do México no país: Brasília, São Paulo ou Rio de Janeiro.
Informações sobre os requisitos para o pedido de visto podem ser encontradas em:
https://embamex.sre.gob.mx/brasil/index.php/servicios-consulares/visas
Pedidos de agendamento para entrevistas para emissão de vistas devem ser feitos no link: https://citas.sre.gob.mx/
ATENÇÃO!
A concessão do visto NÃO é uma garantia de ingresso no país, que será avaliada pelas autoridades migratórias na chegada. Traga consigo toda a documentação disponível IMPRESSA, inclusive passagem de volta, comprovante de hospedagem ou carta-convite, comprovante de rendimentos.
Informações adicionais sobre o tema devem ser solicitadas diretamente às autoridades mexicanas.
Essas exigências serão substituídas pelo visto eletrônico, em data a ser ainda definida. Até lá, permanecem válidas.