Reconhecimento de firma
Reconhecimento de firma
Iniciar processo de solicitação com antecedência mínima de 30 dias.
Disposições gerais
- Este serviço só pode ser prestado diretamente para cidadãos brasileiros ou para estrangeiros portadores de Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) válido.
- Para o reconhecimento da assinatura por autenticidade, o cidadão brasileiro ou o estrangeiro com RNE válido deverá comparecer ao Consulado e assinar o documento perante funcionário do Consulado;
- Para reconhecimentos solicitados por via postal, o reconhecimento será feito por semelhança, desde que o solicitante já tenha registrado sua firma no setor consular anteriormente. Recomendamos que verifique junto aos órgãos onde o documento com a firma reconhecida será apresentado qual o tipo de reconhecimento necessário;
Passo a Passo
1) Reunir os documentos exigidos (veja abaixo)
2) Realizar o pagamento
3) Acessar a página do sistema e-consular: https://ec-mexico.itamaraty.gov.br
4) Caso ainda não o tenha feito, cadastrar-se no sistema seguindo as instruções do site
5) Entrar no sistema, clicar em "Novo Serviço" e selecionar o serviço "Reconhecimento de firma".
6) Preencher e enviar o formulário, anexando uma imagem de todos os documentos pedidos nos locais indicados.
7) Depois de enviado o formulário, aguardar a sua validação, que será informada por e-mail. Caso não receba nenhuma resposta em até 3 dias úteis, por favor verifique sua caixa de spam.
8) Caso receba um e-mail que indique pendências em seu requerimento, entre no sistema, complete as informações ou dados que estejam faltando e envie novamente para validação.
9) Depois que seu requerimento for validado, entre no sistema para agendar seu atendimento presencial no setor consular.
10) Compareça no dia e hora marcados com todos os documentos ORIGINAIS, inclusive o comprovante de pagamento.
11) No caso de envio por via postal, envie todos os documentos ORIGINAIS, inclusive o comprovante de pagamento, e não se esqueça de incluir no envelope o porte pago para a devolução dos documentos.
12) Se tiver enviado a documentação por via postal, aguarde o recebimento do envelope com os documentos.
Documentos exigidos
Original de documento brasileiro de identidade (RG ou passaporte) ou de RNE válido, para estrangeiros;
- Documento original no qual a firma será reconhecida.
Forma de pagamento e valor da taxa consular
Para cada reconhecimento de firma deverá ser pago o valor de MN$ 500,00 (quinhentos pesos). O pagamento para o serviço de reconhecimento de assinatura deverá ser efetuado em qualquer agência do HSBC, em favor do Consulado-Geral do Brasil no México, de acordo com as instruções a seguir:
Clave del Servicio: 1121;
Referencia 1: CONSULAR8;
Referencia 2: NOME DO INTERESSADO;
Referencia 3: DEIXAR EM BRANCO.