Cooperação em agricultura
Brasil e México mantêm histórica cooperação na área agrícola. Além de projetos de cooperação técnica em agricultura tropical, periodicamente promovidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o Brasil contribui, por exemplo, para o “Centro Internacional de Mejoramiento de Maíz y Trigo” (CYMMIT), em cujo banco de germoplasma figura como maior fornecedor genético para milho, ao lado do próprio México.
O comércio agrícola é área em constante crescimento, com diálogo nos setores de agronegócio e agricultura familiar. O Brasil é o segundo maior exportador de milho amarelo para o México, produto fundamental para a alimentação de animais na pecuária, e tem contribuído para mercados importantes na dieta mexicana, com produtos como frango e arroz.
Como dois dos maiores produtores de alimentos no mundo, Brasil e México podem contribuir para garantir a segurança alimentar mundial, por meio do potencial de complementaridade e tecnologia de suas agriculturas, sob vertentes sustentáveis como a agricultura de baixo carbono (integração lavoura-pecuária-floresta) e o sistema de plantio direto, bem como no novo setor de “startups” agrícolas (“agritechs”).