Quem somos?
O Instituto Guimarães Rosa Maputo, foi inaugurado em novembro de 1989, pelo então Ministro da Cultura José Aparecido de Oliveira, que é seu patrono. Sua criação, que simbolizou um passo a mais em direção à integração cultural afro-brasileira, deu-se no âmbito do Acordo Geral de Cooperação entre o Brasil e Moçambique, firmado 1981.
A renomeação do Centro Cultural Brasil-Moçambique para unidade do Instituto Guimarães Rosa (IGR) foi estabelecido pelo Decreto nº 11.024, de 31/03/2022, que aprovou nova estrutura regimental do Itamaraty e, nesse contexto, dispôs sobre as competências do IGR. A nova unidade substituiu o Departamento Cultural e Educacional (DCED) na gestão da diplomacia cultural brasileira, compreendendo ações em três domínios: cultura, educação e língua portuguesa.
Compete ao IGR elaborar, em coordenação com os departamentos geográficos, diretrizes para a diplomacia cultural brasileira, apoiar ações de difusão cultural e de internacionalização das economias criativas brasileiras no exterior, promover a língua portuguesa para estrangeiros e para a diáspora brasileira, gerir a rede de ensino de português do Itamaraty no exterior e fomentar a cooperação educacional internacional.
Contatos e endereço :Av. 25 de Setembro, nº1728
Telefone: (258) 21-306840
E-mail: irg.maputo@itamaraty.gov.br
Espaços
O Instituto Guimarães Rosa/Centro Cultural Brasil Moçambique (IGR-Maputo) está situado na Baixa da cidade, na esquina das Ruas 25 de Setembro e Karl Marx. Dispõe de um amplo espaço físico de 1.162 m², distribuído em dois pisos. O edifício dispõe para acesso ao público: auditório, biblioteca, galerias de arte; salas de ensino de português e espaço para aulas de capoeira.
O IGR-Maputo conta com:
- Auditório Jose Craveirinha, situado no primeiro piso, conta com 40 lugares e;
- Auditório Vinicius de Moraes, situado no rés-do-chão, conta com 100 lugares.
Ambos abrigam exibições de filmes, teatro e música e são também espaço para: lançamentos de obras literárias, reuniões, seminários e palestras.
Acesso: mediante marcação.
- Biblioteca João Guimarães Rosa
Contém mais de 10.000 títulos, dentre material técnico e didático, literatura, literatura infantil, revistas, biografias, dicionários, mapas, livros, acesso gratuito a internet e sala de leitura para os usuários.
Horário: 2ª feira a 6ª feira - 10 às 17 horas
Acesso livre.
- Galeria Portinari
Situada no rés-do-chão, é espaço para conferências, seminários, lançamentos de obras literárias, exposições de artes plásticas, palestras e projeção de filmes.
Acesso: mediante marcação
- Galeria Djanira
Situada no primeiro andar, tem três espaços expositivos distintos—apresenta durante o ano exposições de artes plásticas, fotográficas, de artistas contemporâneos, brasileiros, moçambicanos e de outras nacionalidades.
Acesso: mediante marcação
Equipe