Notícias
Colóquio acadêmico intitulado "As literaturas de língua portuguesa e as independências: Brasil no século XIX, África e Timor no século XX"
O Grupo de Trabalho do Bicentenário da Independência, com o apoio da Fundação Alexandre de Gusmão e da Universidade de Brasília, estará promovendo colóquio acadêmico intitulado "As literaturas de língua portuguesa e as independências: Brasil no século XIX, África e Timor no século XX", nos próximos dias 22 e 23 de novembro.
O colóquio se realizará por modo virtual, em sessões matutinas e vespertinas, nos horários de 11:00 às 13:00 e das 15:00 às 17:00, no dia 22, e no dia 23 das 09:30 às 11:30 e das 15:00 às 17:00, horas de Brasília. Será transmitido ao vivo pelo canal da FUNAG no YouTube. De modo a eventualmente ampliar o escopo do público internacional interessado, haverá tradução simultânea das sessões para o inglês. https://www.youtube.com/funagbrasil
Os participantes selecionados foram convidados a abordar o tema a partir de considerações sobre a influência da língua portuguesa e das literaturas em língua portuguesa nos processos de independência, iniciados pelo Brasil em 1822 e concluídos pelas antigas colônias na África e Timor nos séculos XX e XXI, assim como sobre a influência da língua e das literaturas na consolidação dos estados nacionais, culminando com a construção do sentimento de comunidade dos países em torno das literaturas e da língua comum. Esses representantes farão, por conseguinte, exposições sobre o tema da importância da língua portuguesa em seus processos de independência e de consolidação nacional, assim como da relevância cultural da presença, em cada um, das demais literaturas de língua portuguesa. Essas apresentações serão comentadas por professor, acadêmico ou diplomata
brasileiro, abrindo-se, a seguir, a sessão à participação do público.
O colóquio reunirá especialistas dos diversos países sobre o assunto, sobretudo acadêmicos, escritores e professores universitários, habilitados a apresentar um texto que sirva de base para uma exposição a respeito, a qual será objeto de debate durante o evento. Dele participarão, portanto, representantes de Portugal e de cada um dos países de língua portuguesa antigas colônias de Portugal: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Concluídos os trabalhos, os textos apresentados serão coligidos e publicados pela FUNAG nos Anais do Colóquio.