Ciência, Tecnologia e Inovação
SETOR DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
O setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTEC) da Embaixada do Brasil em Madri atua no sentido de prospectar oportunidades de cooperação bilateral e de projetar na Espanha as potencialidades do sistema brasileiro de CT&I. É também responsável pela implementação do Programa de Diplomacia da Inovação (PDI) na jurisdição do posto.
Lançado pelo Ministério das Relações Exteriores em 2017, o PDI busca quebrar os estereótipos vinculados à imagem do Brasil no exterior e mostrar um país que produz conhecimento, produtos e serviços em setores da fronteira tecnológica. O programa reúne atividades de promoção tecnológica orientadas por três missões institucionais:
- Promover a imagem do Brasil como nação inovadora;
- Fomentar conexões entre parceiros brasileiros e estrangeiros: e
- Engajar agentes dos ecossistemas brasileiros de inovação em processos de internacionalização.
Ciência, Tecnologia e Inovação na Espanha
A Espanha posiciona-se como 29º país mais inovador do mundo, de acordo com o Global Innovation Index 2023, publicado pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual. Conforme dados de 2020, o país investe 1,41% do PIB em ciência, tecnologia e inovação, valor semelhante ao Brasil (1,44%, em 2019). O país tem alta presença de pesquisadores em sua população - 3 000 por milhão de habitantes - e bons resultados quantitativos e qualitativos em pesquisa, sendo o 11º maior produtor de "papers" e o 11º país com mais citações.
O país é prioritário na cooperação internacional desenvolvida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil nas áreas de tecnologias de produção; ambientes inovadores, startups e empreendedorismo; astronomia e astrofísica; informação em C&T e ciência aberta; tecnologias habilitadoras; tecnologias minerais; tecnologias nucleares e pesquisas físicas. Há acordos de cooperação entre instituições espanholas e o CNPq, a FINEP, a FAPESP e o CONFAP, além de significativo número de artigos científicos conjuntos (29.496 entre 2013 e 2022).
Em 30/11/2023, a Embaixada do Brasil realizou o I Encontro da Diáspora Científica Brasileira na Espanha, com a presença do presidente do Conselho Nacional de Pesquisa, professor Ricardo Galvão. Na ocasião, foi assinado memorando de entendimento entre a Agência Estatal de Pesquisa da Espanha (AEI) e o CNPq.
Pesquisadores brasileiros (nível pós-graduação) que atuam na Espanha e tenham interesse em se cadastrar na “mailing list” da Embaixada para receber informações sobre eventos e iniciativas na área de CT&I podem se cadastrar neste link.
Clique aqui para fazer o download do Mapeamento dos Ambientes Promotores de Inovação de Madri e demais comunidades autônomas sob jurisdição do posto.
Clique aqui para fazer o download de estudo produzido pela Fundação Espanhola para a Ciência e a Tecnologia (FECYT) sobre a produção científica em colaboração de Brasil e Espanha (2013-2022) – link externo.
Contatos
Embaixada do Brasil em Madri
Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação
Chefe: Secretário Alexandre de Paula Oliveira
Calle de Almagro, 28 – 2º andar
Telefone: +34 91 700 46 50
E-mail: sectec.madri@itamaraty.gov.br