A Embaixada
A Embaixada do Brasil em Luanda é responsável pela execução da política externa brasileira no contexto das relações bilaterais com Angola e pela condução da Parceria Estratégica bilateral, lançada em 2010, nas suas múltiplas dimensões: política, econômica, cultural, comercial, de cooperação técnica, de cooperação educacional e de integração cidadã ou consular.
Primeiro país a reconhecer a independência de Angola, em 11 de novembro de 1975, o Brasil contribuiu para transmitir ao mundo importante mensagem sobre a irreversibilidade do processo de independência angolana.
Desde então, as relações do Brasil com Angola têm prosperado se intensificado continuamente, representando hoje uma das ações externas prioritárias do Brasil e um patrimônio de realizações conjuntas e de sólida fraternidade.
Com a visita do Presidente Lula a Luanda, em agosto de 2023, a primeira visita de Estado bilateral à África em seu terceiro mandato, consolidou-se o resgate da Parceria Estratégica Brasil-Angola no seu mais alto nível.