Sobre a Eslovênia
A República da Eslovênia localiza-se no centro da Europa, onde os Alpes, o Mediterrâneo, as planícies panónicas e o Karst se encontram. Faz fronteira a norte com a Áustria, a leste com a Hungria, a sul com a Croácia e a oeste com a Itália. Segundo os dados do último censo, o país possui pouco menos de dois milhões de habitantes numa área de aproximadamente vinte mil quilômetros quadrados. A capital do país é a cidade de Liubliana com 260.000 habitantes.
A Eslovênia declarou independência em 1991. Desde então, logrou estabelecer um regime democrático adquirindo reputação internacional de país bem-sucedido na região da Europa Central. Ao mesmo tempo, vem buscando preservar sua integridade territorial, sua identidade nacional e o seu patrimônio natural e cultural. A Eslovênia tornou-se membro da União Europeia em 1º de maio de 2004.
Desde a independência acelerou-se o processo de desenvolvimento econômico do país que obteve grande índice de sucesso no período de transição. Especialmente entre 1995 e 2007, quando a economia permaneceu estável atingiu-se um índice de crescimento econômico anual médio, superior a 4%. Em janeiro de 2007 a Eslovênia assumiu a moeda Euro.
Fonte: Governo da República da Eslovênia
A Embaixada do Brasil em Liubliana informa que a legislação eslovena exige que estrangeiros portem documento de viagem válido durante a sua permanência no país, sob pena de multa e busca e apreensão do passaporte no local de estadia do estrangeiro em passagem pela Eslovênia.
A legislação eslovena determina, ainda, que estrangeiros recebidos na condição de hóspedes em residência privada devem ser registrados junto às autoridades policiais pelo proprietário do imóvel que servirá de estadia no prazo de até três dias a partir da data de entrada do estrangeiro no país. O registro pode ser realizado eletronicamente neste link. Turistas brasileiros hospedados em hotéis não precisam fazê-lo, já que o próprio hotel registra o turista nas autoridades competentes.
Informações adicionais podem ser encontradas (em inglês) no sítio eletrônico da Polícia.
Para a utilização das autoestradas (placas verdes) no território da Eslovênia, a legislação local requer a compra de “vignette”, uma cobrança de pedágio eletrônica que é ligada ao número de matrícula do carro (placa), e que deve ser comprada antes de se utilizar a autoestrada. A vinjeta pode ser comprada on-line, em postos de combustíveis nas fronteiras eslovenas com a Áustria, Croácia, Hungria e Itália, ou no primeiro posto de vendas autorizado quando já em território esloveno. A não utilização de vinjeta válida acarreta em multa altíssima e/ou apreensão de documentos caso a multa não seja paga, o que é previsto por lei.