CARTEIRA DE MOTORISTA
Caso você já tenha residência habitual na Eslovênia, com base em uma autorização de residência para a Eslovênia (visto) por pelo menos seis meses, poderá dirigir utilizando a sua Carteira Nacional de Habilitação válida (CNH brasileira) por até um ano, a contar da data de obtenção da residência.
Após esse período, caso você ainda deseje dirigir na Eslovênia, deverá realizar a substituição da CNH brasileira pela carteira de motorista eslovena. A solicitação de substituição deve ser dirigida a qualquer unidade administrativa do país (Upravna Enota).
Após a substituição, a sua CNH será devolvida à autoridade emissora do documento no Brasil (Detran).
Você pode entrar em contato com qualquer auto-escola em sua área para fazer a parte prática do exame.
Caso a unidade administrativa (Upravna Enota) solicite a emissão de uma confirmação de validade da sua CNH brasileira, favor entrar em contato com o setor consular da embaixada para requerer uma declaração consular.
Mais informações sobre como obter a carteira de motorista eslovena, e lista de organizações que fornecem treinamento adicional, podem ser encontradas nas páginas da Agência de Segurança no Trânsito (em língua eslovena).
Maiores informações: http://infotujci.si/vkljucevanje-v-slovensko-druzbo/motorna-vozila/voznisko-dovoljenje/
Atenção: os esclarecimentos acima prestados são de responsabilidade do órgão esloveno, e podem ser alterados sem prévio aviso.
COMO SOLICITAR DECLARAÇÃO
Passo 1: Antes de fazer o agendamento, reunir a seguinte documentação para apresentar ao Setor Consular no dia do atendimento:
Documentação |
Observações |
|
1 |
CNH (carteira de motorista) |
|
2 |
Comprovante de pagamento |
O requerente deverá apresentar o comprovante de pagamento no momento do atendimento. |
Passo 2: Solicite seu agendamento;
Passo 3: Comparecer à Embaixada no dia e hora do seu agendamento eletrônico com os documentos indicados no Passo 1.
Período de processamento: estando a documentação completa, todos os serviços costumam ser entregues no momento do atendimento, porém a Embaixada se reserva ao direito de solicitar prazo adicional em caso de dificuldades técnicas ou necessidade de consultas adicionais. O processamento será feito somente após prévio recebimento do pagamento dos emolumentos consulares aplicáveis.