Setor de Promoção Comercial (SECOM)
Setor de Promoção Comercial (SECOM)
Conselheiro Luiz Felipe Rosa dos Santos
Chefe do SECOM
Lídia Cabral
Carina Simões
Deborah Guimarães
Assistentes Técnicas
FUNÇÕES
O Setor de Promoção Comercial tem por objetivo incentivar as exportações brasileiras a Portugal e apoiar a captação de investimentos portugueses para o Brasil, fornecendo informações a exportadores brasileiros, bem como a importadores e investidores portugueses, além de prestar apoio à realização de missões empresariais brasileiras e à participação brasileira em feiras e eventos em Portugal.
CONTATOS
Endereço eletrônico: secom.lisboa@itamaraty.gov.br
Fax: + 351 21 726 1827
Telefone: + 351 21 724 8510
COMÉRCIO E INVESTIMENTOS
O comércio bilateral em 2022 alcançou 5,3 bilhões de dólares, representando um crescimento de 51% em relação a 2021. As exportações brasileiras ascenderam a 4,3 bilhões de dólares, fazendo de Portugal o décimo-setimo destino das exportações brasileiras. O Brasil é o 7º principal fornecedor de bens a Portugal, e o 2º maior fornecedor extra-União Europeia, superado apenas pela China.
As exportações do Brasil para Portugal têm crescido, em boa medida, graças ao comércio intrafirma realizado pela petroleira portuguesa Galp e à intensificação de suas atividades na Bacia de Santos. A exportação de combustíveis mineirais do Brasil para Portugal quase dobrou em 2022 e a ajuda a explicar o déficit comercial português no comércio bilateral.
Os produtos agrícolas são o segundo grupo de produtos mais exportados pelo Brasil, com um peso de cerca de 20%, bem abaixo dos cerca de 60% representados pelos combustíveis. No caso das importações brasileiras provenientes de Portugal, os produtos agrícolas representam o grupo de produtos com maior peso na pauta: cerca de 45%, sobretudo devido ao azeite.
No campo dos investimentos, segundo dados do Banco Central, Portugal ocupa a décima-sexta posição entre os países com maior estoque de investimentos no Brasil, com um total de 10,7 bilhões dólares. Os investimentos portugueses no Brasil estão fortemente concentrados na área de energia. O investimento da petroleira portuguesa Galp no Brasil somam seis bilhões de dólares, o que equivale a 56% de todo o Investimento Estrangeiro Direto português no Brasil. Outra empresa portuguesa, a Energias de Portugal (EDP), responde por 16% do Investimento Estrangeiro Direto português, com um estoque de 1,7 bilhão dólares.
Fontes:
Banco Central do Brasil
Banco de Portugal
Comex Stat – MDIC
Instituto Nacional de Estatística – INE
Perfil de Comércio e Investimentos - Portugal (APEX) - (CLIQUE) Março (2024)
LINKS DE INTERESSE – PORTAIS, GUIAS, ESTUDOS DE MERCADO
PORTAL INVEST & EXPORT
http://www.investexportbrasil.gov.br/
PESQUISAS DE MERCADO
- Série Estudos de Mercado
- Nº 1 - Carne bovina (Junho 2021)
- Nº 2 - Cosméticos (Setembro 2021)
- Nº 3 - Cachaça (Janeiro 2022)
- Nº 4 - Moda Praia e Fitness (Maio 2022)
- Nº 5 - Café (Outubro 2022)
- Nº 6 - Frutas ( Outubro 2023)
- Nº 7 - Móveis ( Maio 2024)
IMPRENSA - ARTIGOS
Brasil e Portugal de mãos dadas, numa parceria em que o céu é o limite - Diário de Notícias, 12 de novembro de 2023