Segurança
- Áreas restritas
- Furtos e Roubos
- Manifestações populares
- Recomendações aos turistas brasileiros
- Delegacias de Polícia
- Terremotos
Número local de emergência da Polícia: 105
Número local de emergência do Corpo de Bombeiros: 116
O Peru apresenta algumas áreas de risco, onde a presença do Estado é limitada e na qual há incidência de problemas ligados ao narcotráfico, à mineração irregular e ao tráfico de madeira. Área de particular risco é o vale dos rios Apurimac, Ene e Mantaro (VRAEM), onde atuam grupos criminosos. Note-se que o VRAEM localiza-se em área relativamente próxima à área turística de Cusco. Há incidência de delitos também em áreas de potencial trânsito de viajantes, como alguns trechos das zonas de fronteira com Bolívia, Brasil e Colômbia.
Em caso de furto, roubo o brasileiro deve comparecer à qualquer delegacia de polícia ("Comisaria") no Peru para registrar a ocorrência (denuncia policial). Apesar dos esforços das autoridades peruanas na tentativa de localizar os objetos furtados, relatos das experiências de outros brasileiros confirmam que há uma baixa probabilidade na recuperação dos ítens. A embaixada não possui ingerência no que se refere às investigações policiais.
Para casos de furto de documento que foi utlizado para o ingresso no Peru, clique aqui e siga as orientações.
Sugere-se verificar, antes de deslocamento para certas áreas do país, sobre existência de situações de manifestações. Ainda que os protestos sejam pacíficos, recomenda-se que cidadãos brasileiros evitem áreas com registro de manifestações, já que esse tipo de atividade pode escalar para conflitos em caso de confrontação com autoridades policiais locais.
Para obter informações mais detalhadas e atualizadas para sua viagem, recomenda-se contatar as autoridades peruanas por meio do serviço de assistência ao turista IPeru: https://www.peru.travel/es-pe/iPeru.aspx
RECOMENDAÇÕES AOS TURISTAS BRASILEIROS:
- Recomenda-se aos turistas brasileiros que visitam o Peru que cuidem de seus pertences em áreas de grande concentração de pessoas - principais ruas de comércio, shoppings, feiras de artesanato/antiguidades, transportes públicos, aeroportos, etc. - especialmente em caso de abordagem por estranhos. Recomenda-se, igualmente, cuidado com bolsas e bagagem de mão em restaurantes e ao fazer o check-in/check-out nos hotéis. Baixe aqui as recomendações gerais de segurança;
- O Ministerio de Comercio Exterior e Turismo (Mincetur), do Peru disponibilizou o aplicativo "Tourism Police Peru" para os turistas que permite oferecer apoio aos turistas nacionais e estrangeiros que transitem por diversas regiões do Peru. O aplicativo está disponível para Smartphones e Tablets para os sistemas operativos "Android" e "IOS";
- Caso tenha extraviado o documento com o qual ingressou no Peru, o setor consular da embaixada poderá expedir gratuitamente um documento de viagem válido chamado Autorização de Retorno ao Brasil – ARB. Clique aqui e siga as orientações;
- A maioria dos estabelecimentos peruanos para turistas aceitam o pagamento em dólares americanos, além da moeda local (soles). Procure fazer o câmbio da moeda en lugares seguros, revisando cuidadosamente as cédulas recebidas;
- O Peru não dispõe de agências de bancos brasileiros;
- Certifique-se, antes da viagem, que o seu cartão de crédito esteja habilitado para o exterior;
- É possível que após diversas tentativas de saque nos caixas eletrônicos, o cartão seja retido pela máquina como mecanismo de segurança. Portanto, recomenda-se contar com uma quantia em dinheiro em dólares ou soles para contingência.
-
Considerando o grande número de tranportes informais no Peru, recomenda-se, por motivos de segurança, a contratação de serviço por aplicativo. As principais empresas atuantes são:
CABIFY | UBER | BEAT |
SATELITAL | EASY TAXI |
Comisaría Especial de Turismo Miraflores
Endereço: Calle Colón 246
Telefone: (0051-1) 243-2190
Comisaría PNP Miraflores, Miraflores
Endereço: Calle General Vidal 230
Telefone: (0051-1) 445-3537 / 445-7943 / 446-3018
Comisaría PNP Barranco
Endereço: Prolongación San Martín 250
Telefone: (0051-1) 247-7536 / 247-1383
Comisaría PNP Petit Thouars, Lima Cercado
Endereço: Av. Petit Thouars 455, Santa Beatriz
Telefone: (0051-1) 431-7553 / 332-4363
Comisaría PNP San Isidro
Endereço: Calle Antequera 116
Telefone: (0051-1) 421-2480 / 441-0729 / 441-1275
Para as delegacias de outras regiões, acesse o site do Ministério do Interior clicando aqui.
O Peru está localizado em área de instabilidade sísmica, conhecida como "Cinturão de Fogo do Pacífico". São comuns pequenos tremores de terra ao longo do ano, normalmente sem danos significativos. O último terremoto que produziu grande número de vítimas ocorreu em 2007, tendo como epicentro a cidade de Pisco, a cerca de 150 km de Lima. O movimento telúrico teve magnitude de oito graus (MW) e resultou em 595 mortes e ferimentos em quase três mil pessoas, além de 75 mil habitações destruídas.
Conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Defesa Civil (INDECI), ao presenciar um terremoto, dentre outras precauções, a pessoa deve: i) afastar-se das janelas, estantes e de objetos que possam obstruir vias de evacuação; e ii) se não puder deslocar-se a local seguro previamente identificado, manter-se ao lado de colunas, paredes estruturais ou do vão do elevador. Recomendações mais detalhadas podem ser obtidas na página do INDECI (https://www.gob.pe/indeci).
Passado o tremor, se houver feridos, deve-se pedir auxílio aos corpos de socorro, ligar o rádio para ouvir as recomendações das autoridades, evitar ficar perto de postes, cabos elétricos ou árvores, seguir rotas de evacuação e procurar usar o telefone somente em casos de emergência.