Viagem ao Brasil
REQUISITOS PARA VIAJAR AO BRASIL
DOCUMENTOS
- Aos nacionais dos países membros do Acordo Mercosul (Peru, Colômbia, Bolívia, Argentina, Chile, Uruguai, Equador e Paraguai) o ingresso pode ser realizado com a cédula de identidade ou passaporte válidos.
- Nacionais da Venezuela poderão ingressar com a cédula de identidade venezuelana vigente ou com o passaporte venezuelano válido ou vencido por até 5 anos adicionais à data de vencimento.
- Viajantes de outras nacionalidades poderão verificar neste link sobre a necessidade de visto para ingressar no Brasil. De ser necessário, clique aqui para verificar os requisitos.
- Para informações sobre a documentação necessária para a entrada de animais de estimação, consulte: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/animais-estimacao/entrar-no-brasil
REQUISITOS COVID-19
Desde o dia 21 de maio de 2023, não há mais nenhuma restrição sanitária relacionada à Covid-19 para entrada de viajantes no Brasil. Com o fim da emergência sanitária de importância internacional anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Anvisa deixou de exigir a apresentação de vacinação ou testes para a entrada no país.
FEBRE AMARELA
A vacina da febre amarela é recomendada para viajantes que se destinam às Áreas com Recomendação de Vacinação (ACRV), com pelo menos 10 dias de antecedência da data da viagem, tempo necessário para que a vacina confira proteção contra a infecção.
Para mais informações sobre vacinas para viajantes, consulte a página da ANVISA.
Viagens ao exterior
O viajante, brasileiro ou estrangeiro, com destino ao exterior deve estar atento às regras do país de destino. A Anvisa não é responsável por prestar qualquer orientação nesse sentido, ficando a cargo do viajante buscar essas informações junto às embaixadas e aos consulados dos países do destino.
A Anvisa esclarece, ainda, que:
- O ConecteSUS é uma ferramenta do Ministério da Saúde. Portanto, as dificuldades de obtenção do certificado de vacinação contra Covid-19 devem ser tratadas com o Ministério da Saúde;
- A Anvisa não emite certificado de vacinação contra Covid, mas apenas contra a febre amarela, por meio do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), conforme informações disponíveis no link Tirar o Certificado Internacional de Vacinação – Português (Brasil) – www.gov.br.