Atestado de vida
Entrega: no dia do atendimento, mediante agendamento no e-consular Prazo de processamento de solicitações: até 15 dias úteis |
|
Clique na opção desejada: Precisa do Atestado mas não pode comparecer pessoalmente na Embaixada? Leia estas informações |
ATENÇÃO! A partir de janeiro de 2024, o CPF passou a ser o único número de identificação dos cidadãos brasileiros. Assim, para fazer qualquer solicitação de serviço público será necessário informar o CPF. Nas repartições consulares brasileiras, solicitações de passaportes, atestados e certidões de nascimento, casamento e óbito deverão incluir obrigatoriamente o número de CPF correspondente.
Mesmo quem não tem planos de regressar ao Brasil deverá tirar o CPF para ter acesso a estes e outros serviços.
Informações gerais
O Atestado de Vida tem como objetivo atestar que uma pessoa, que se encontra no exterior, está viva e apta para continuar a usufruir de benefícios como, por exemplo, o recebimento de benefício ou pensão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de aposentadoria ou pensão de Órgãos Públicos, de proventos da reserva remunerada ou pensão das Forças Armadas, dentre outros.
Como solicitar o Atestado de Vida:
Passo 1: reúna a documentação abaixo e solicite a análise do serviço pelo sistema e-consular
Passo 2: após receber (por e-mail) a aprovação do seu requerimento, agende o seu atendimento e compareça à embaixada com os documentos originais
Documentos | Observações | |
1 |
Documento de identificação com filiação (original) |
Brasileiros: passaporte ou RG. Estrangeiros: passaporte, DNI ou RNE. |
2 | Original do comprovante de pagamento de US$ 5.00 |
Compareça em qualquer agência do banco BBVA e indique ao agente bancário que fará um depósito na “Cuenta Recaudadora de la Embajada de Brasil” (não há número de conta). No comprovante de pagamento deverá indicar o nome do titular e o serviço solicitado (ex.: Maria dos Santos – atestado). IMPORTANTE!
|
Atestado para o INSS ou para Servidor Público
Pessoas que não possam comparecer na Embaixada para tramitar o Atestado de Vida deverão proceder da seguinte forma:
Passo 1: Preencha o Formulário específico para INSS ou o formulário específico para servidor público, conforme o caso.
Passo 2: Assine o documento e realize o reconhecimento de firma em qualquer notário peruano
Passo 3: Leve o documento ao Colégio de Notários para que seja legalizado
Passo 4: Apostile o documento no Ministério de Relações Exteriores do Peru.
Pronto! O documento já está pronto para ser enviado ao Brasil, não sendo necessário apresentá-lo na Embaixada.
ATENÇÃO: a validade deste documento será de 90 (noventa) dias a contar da data de seu apostilamento, que deverá ocorrer no prazo de até 30 (dias) após a data do reconhecimento de firma pelo notário estrangeiro.
Dúvidas sobre ATESTADO DE VIDA? - Escreva para: consular.lima@itamaraty.gov.br